A jornada de Lumena no BBB 21 chegou ao fim nesta terça-feira (3). Em uma participação com vários episódios polêmicos, a psicóloga ficou marcada em todo o Brasil por sua preocupação em militar em todos os momentos - deixando o jogo de lado. O público se viu surpreso com conversas sobre "deslegitimação de shippadas" e declarações como "fenotipicamente inesperada".
Além do vocabulário rebuscado, Lumena foi protagonista de grandes brigas na atual edição do reality. A perseguição à Carla Diaz e a forma como tratou Lucas, antes dele deixar a casa, desagradaram os espectadores.
O resultado de tamanha ousadia veio na rejeição. No paredão desta terça, a baiana registrou 61,31% dos votos, contra 37,07% e 1,62% gravados por Projota e Arthur, respectivamente. Tiago Leifert, durante seu discurso da eliminação, justificou a opinião do público em contraponto com as atitudes da sister na casa.
— Imagina se existisse um jogador que na primeira oportunidade joga uma bomba nuclear. A primeira opção é apertar o botão vermelho. Isso não é ser imbatível. Isso não é ganhar discussões. É não deixar jogar. É antijogo — disse o apresentador.
Diante de tantos episódios marcantes, GZH elencou cinco situações que justificam a saída de Lumena do programa:
Briga com Lucas
Logo após beijar Gilberto na festa, Lucas ficou instável e pediu para sair do programa. Quando parecia indeciso, Karol Conká, Lumena e Pocah disseram que tinha "um monte de gente LGBT+" na casa e que não havia motivos para ele fazer aquilo. No entando, as sisters julgaram o brother, que estava assumindo ali sua bissexualidade, de uma forma que causou polêmica nas redes sociais.
Lumena, inclusive, proferiu uma das falas mais fortes da discussão:
— Isso é uma pauta séria. Você está agenciando uma pauta coletiva (LGBT+) em prol de uma demanda egoica — acusou ela, apontando o dedo para Lucas, que negou constantemente.
Perseguição à Carla Diaz
Foram poucos embates diretos, mas Lumena sempre fez questão de deixar claro que não suportava Carla Diaz. Em um dos jogos da discórdia, ela falou que a atriz tinha uma "jornada que transcende a mediocridade". Pelas costas, Lumena teve um discurso ainda mais pesado: no quarto do líder, com Karol e Nego Di, disparou que a atriz tinha "uma egotrip cagada transbordando"
— Toda cagada na merda da branquitude. Toda cagada na branquitude. Eu não sou token preta de Chiquititas. Não vem me iludir. Vai fazer teu corre, não enche meu saco. Vai se revisitar. Eu tô me revisitando na minha impulsividade. Atitude é medíocre. Tá todo mundo indo fundão, e ela não vai. Tá surfando na onda da performance, não vai. Não vou deixar — disparou a psicóloga.
Outro dia, em fala que virou meme nas redes sociais, Lumena acusou Carla Diaz de se apropriar do "privilégio de ser fofa":
— Tem meninas aqui que se reivindicam "fofas", gozam, se privilegiam desse lugar de ser fofa, se isentando de se posicionar.
Homens fantasiados
No segundo dia de reality, uma ação de uma marca de maquiagem ofereceu diferentes makes para a casa. Os homens entraram na dinâmica e fizeram um desfile depois de pintarem os rostos, causando boas risadas. A única que não gostou da brincadeira foi Lumena. Para a DJ, os meninos estavam imitando estereótipos femininos e isso a lembrou da vivência de mulheres trans e travestis, constantemente mortas no Brasil apenas por serem quem são.
— A sua descida, que poderia ser uma brincadeira, como todo mundo aqui veio para brincar, em mim tocou em um lugar muito violento — declarou Lumena, falando sobre a forma como Caio agiu. — Eu sei que você não sabe, porque sei que você não tem amiga travesti, não tem amigo trans. (...) Então nunca viu o que eu vi. A sua brincadeira, que poderia ser brincadeira, chegou pra mim grandão.
— Mas você sabia que tenho filhos de funcionários que já apanharam de perder todos os dentes da boca por serem gays? — retrucou o fazendeiro.
A psicóloga explicou que havia uma diferença entre gays e transexuais e, ainda, disse que o problema não estava no brother, mas na brincadeira como um todo:
— Caio foi o primeiro a descer. Eu tava com uma imagem sua, da grama, e, opa, rolou um ruído aqui. (...) Você é pai, e respeito muito esse lugar de paternidade. E da responsabilidade que você sabe que tem e ter assumido isso publicamente ontem. Não quero que você seja uma imagem negativa para os seus filhos. Só tô falando que, cara, o que você brincou hoje, para outros grupos, o nome é violência — disse a DJ.
Do lado de fora, apesar da importância da conversa, muita gente acha que ela exagerou no tom.
Briga com Juliette
A pose de Lumena apontando contra Juliette até virou meme, mas aquela discussão em si simboliza muito a necessidade da psicóloga de se impor (de forma exagerada) no jogo. Momentos antes, a advogada falou que estava se sentindo excluída e que não gostou da forma como foi tratada pela sister.
— Elogiei a roupa de Lumena, e ela entendeu que eu estava com inveja ou querendo me apropriar, sei lá — comentou Juliette.
— Essa informação que você trouxe é falsa — rebateu a psicóloga.
— E como você pode falar que eu tô mentindo se vocês não sabem — disse a advogada.
Lumena novamente comentou que a informação que Juliette trouxe é falsa e completou:
—Não coloque ações inexistentes na nossa conversa.
Ao longo das últimas semanas, as duas ensaiaram diversas tentativas de acerto, porém sem sucesso. Nesta segunda, após o jogo da discórdia, as sisters conversaram, mas Lumena acusou a advogada de não dar abertura.
— Você tem uma necessidade de estar sempre trazendo a mesma narrativa, a mesma questão. Sinto muito, mas é você que não consegue caminhar — finalizou a psicóloga.
Discussão com Fiuk
Nesta segunda-feira (1), logo após o jogo da discórdia, Lumena já parecia cansada do jogo. O desgaste ficou evidente quando o filho de Fabio Jr. tentou questionar a sister sobre os motivos pelos quais teria brigado com Juliette, na área externa, momentos antes. Lumena, contudo, perdeu a paciência:
— Tô triste. A gente acabou de viver "mó" debate aqui. Eu vou pro paredão amanhã, e você se preocupa se eu coloquei o dedo na cara de Juliette? Ah! Tô triste porque quando você foi pro paredão, eu fiquei te ouvindo, fiz "mó corre", fortaleci você. Você tava mal, tava pra baixo, tava fumando não sei quantos cigarros.
Fiuk tentou dizer que estava ali para ouvir a sister, que não deu abertura para o papo continuar.
— Eu sempre tento ter muito cuidado para falar com você porque sei que você tem várias cicatrizes, sei que você tem várias coisas... — disse o cantor.
— Tô cansada de ouvir a palavra "cicatrizes", "feridas" — interrompeu Lumena.
Os dois tentaram falar que estavam sendo sinceros um com o outro, mas a conversa não evoluiu: Lumena irritou-se e saiu da cozinha, deixando Fiuk sozinho.
Horas depois, eles voltaram a se encontrar na varanda e chegaram a um acordo. Ele concordou que escolheu o "momento errado" para tentar se acertar, enquanto Lumena frisou que entende a preocupação dele, mas que isso "transcende o limite de querer ajudar" em algumas situações.
O filho de Fabio Jr, mais uma vez, ficou sozinho no local e caiu no choro, precisando ser consolado por Viih Tube e Juliette. Lumena não tentou resolver a situação depois.