O público decidiu, na noite desta terça-feira (2), eliminar a psicóloga Lumena do Big Brother Brasil 21. Ela deixa a casa com 61,31% dos votos após disputar o quinto paredão do reality ao lado de Projota e Arthur, que tiveram 37,07% e 1,62% da escolha da audiência, respectivamente.
Durante o jogo, o que mais chamou atenção do público em relação à Lumena foi seu ativismo. Este pode ter sido um dos principais fatores para sua eliminação, já que a audiência julgava seus posicionamentos excessivos. Pesa também o modo como ela conversava com outros competidores, por vezes apontando o dedo, mas quase sempre usando palavras consideradas difíceis, como "fenotipicamente".
Somado a isso estavam as desavenças com Carla Diaz, participante que Lumena acusa de usar a "branquitude" a seu favor. Além disso, a psicóloga foi uma das principais amigas de Karol Conká, considerada a grande vilã da edição.
A votação foi encerrada às 23h30min. Em seu discurso, o apresentador Tiago Leifert começou a falar sobre as regras não escritas da convivência na casa, dando como exemplo o fato de os participantes usualmente deixarem quem está cumprindo o castigo do monstro furar a fila do raio X.
— Existe uma regra não escrita que é universal. Não pode agredir o amiguinho, certo? Mas mesmo se pudesse, a imensa maioria de vocês jamais chegaria às vias de fato. Porque não tá na gente. Da mesma forma que nenhum de vocês chega gritando e quebrando palco, você sabe que vai ser eliminado, mas você não faz isso em lugar nenhum — disse. — Imagina se existisse um jogador que na primeira oportunidade joga uma bomba nuclear. A primeira opção é apertar o botão vermelho. Isso não é ser imbatível. Isso não é ganhar discussões. É não deixar jogar. É antijogo.
Depois, ele trocou a metáfora, e disse que o Big Brother era uma dança.
— Se você veio para dançar, dança. Tu deveria ter dançado. Quem sai hoje é a Lumena — anunciou.
Já fora da casa, a psicóloga foi questionada por Leifert sobre a razão de ela prometer, na seletiva dos participantes, ir para o confinamento para se divertir, mas acabar não fazendo isso.
— Eu subestimei o "big dos bigs" e caí em ciladas que eu jamais imaginei que pudesse encontrar no programa. Ciladas profundas, ciladas que me desorganizaram. Eu sou uma mulher que gosta de competir com dignidades, com entrega — disse. — Essa saída fala sobre muitas coisas que vão me ajudar lá na frente enquanto ser humano, enquanto mulher que está muito disposta a aprender e reaprender sobre meu processo aqui na Terra no geral — acrescentou.
Leifert lembrou a primeira semana de Lumena no programa, onde houve um desentendimento com Caio. A partir disso, explica, alguns participantes passaram a ter medo de conversar com ela.
— Minha diplomacia foi embora e eu me privei de reconhecer que estava fazendo falta. Os monstrinhos vieram e tomaram conta de mim. E realmente eu não soube dançar do jeito que eu gosto de dançar com a vida. (Depois) minha verdadeira dança realmente começou a fazer falta e isso me tirou do eixo de maneira que eu coloquei barreiras desnecessárias em algumas relações e eu estou de fato colhendo a cilada em que eu caí — afirmou.
Quer receber as principais informações e análises da semana do Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.