Participantes do BBB 21, o comediante gaúcho Nego Di, a rapper Karol Conká e a psicóloga Lumena falaram, na madrugada desta sexta-feira (5), sobre o colega Gilberto. Sem que o doutorando em Economia estivesse presente, os brothers começaram a questionar sobre a negritude do competidor. Estavam ouvindo a conversa Carla Diaz, Pocah e Thaís.
— Eu falei que ele era igual ao Projota — diz a rapper.
— Não, ele é mais claro — rebate Nego Di.
— Mas ele tem a arcada (dentária) de negro. A cara de negro ele tem — diz Karol.
— Ele pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Eu estava olhando isso na prova e disse: "Quem é que disse para ele?". Teve alguém uma hora que disse: "Cara, tu é preto". E ele acreditou — respondeu o gaúcho.
— Eu falei para ele: "Relaxa, não dê bola, sempre vai ter alguém falando que você é branco, vai ter gente falando que você é preto". Eu queria curtir a festa — disse a rapper, cuja fala foi seguida de risadas.
A conversa seguiu entre os participantes:
— Ele pode ter alguém, um vô, uma vó (negros). O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem... com aquelas buchas ali que a gente toma banho, fizer um acabamento naquele cabelo dele, passar um gel — disse Nego Di.
— Mas e a arcada (dentária) ? É para frente — questionou Conká.
— Agora, porque o cara parece um Neandertal, o cara tem que ser negro? — indagou Nego Di.
— Eu não sei, gente, eu só sei que ele é negro. Vamos falar que é negro e pronto — respondeu a cantora.
— A gente opera aqui na autodeclaração — completou Lumena.
Na sequência da conversa, Karol Conká ironizou:
— Eu não sei, gente. Só sei que ele é negro. Vamos falar que ele é negro e ponto. Deixa ser negro... Ai, gente, quero que vocês enxerguem em mim uma ruivice. Eu sou ruiva.
Lumena também acompanhou os comentários, em tom de deboche:
— Eu sou verde!
A conversa gerou polêmica nas redes sociais. A equipe de Gilberto se pronunciou no Twitter, criticando as conversas dos participantes .
"Gilberto se declara, se considera e se reconhece como negro. Nessa madrugada, tivemos a infelicidade de assistir a participantes invalidando sua cor", diz o comunicado. "Sabemos que a construção do que é ser negro no Brasil ainda é muito confusa para muitas pessoas, principalmente quando se trata de pessoas negras de pele clara. Entretanto, a discussão sobre o colorismo não pode ser feita com base no gostar ou não de alguém. (...) Estamos aqui fora por ele e não deixaremos que nenhum tipo de racismo e homofobia passem impunes", finaliza a nota.
Confira o comunicado na íntegra:
A mãe de Gilberto também se pronunciou sobre o assunto.
"Infelizmente, hoje eu tive o desprazer de assistir alguns participantes do BBB21 hostilizando meu filho Gilberto. Ele tem orgulho de sua cor e raça", escreveu.
Veja:
Ex-participante do BBB20, Flay se pronunciou sobre o assunto indiretamente, marcando a vencedora da edição passada, Thelma Assis.
"Ano passado, @thelminha, troquei essa ideia com ela na casa e ela me deu a resposta, não sei se ela lembra, mas se ela lembrar, queria que ela respondesse esse tuíte para que vocês leiam de alguém que é e que vocês reconhecem como preta sem discussão como fazem comigo", disse.
"A questão do colorismo é um assunto muito debatido pela militância. Minha opinião é que quanto mais retinta a pessoa for, mais racismo vai sofrer, mas isso não faz com que as pessoas menos retintas não sofram preconceitos. Principalmente em um país tão racista como o nosso. Se você se reconhece como negra, baseado no seu fenótipo, nas suas raízes, nas suas vivências, quem poderá questionar sua história?", respondeu a médica.
Quer receber as principais informações e análises da semana do Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.