Um parto dentro do vagão de um trem cruzou o destino de cinco jovens no primeiro capítulo de Malhação – Viva A Diferença, temporada 2017 da novela juvenil da Globo. A amizade inesperada de Keyla (Gabriela Medvedovski), Ellen (Heslaine Vieira), Lica (Manoela Aliperti), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski) ganha sequência em As Five, série que estreia nesta quinta-feira (12) no Globoplay. Os 10 episódios serão liberados na plataforma de streaming um a cada semana, todas as quintas, e chegam repletos de expectativa diante da grande repercussão nas redes sociais da novela consagrada com o prêmio Emmy Kids Internacional.
O projeto é capitaneado novamente pelo cineasta Cao Hamburger, que assinou roteiro de Viva A Diferença e agora assume também a direção. As Five acompanha as garotas no começo da vida adulta, encarando temas como planos para a futuro, independência financeira e relacionamentos afetivos.
— Claro que as pessoas que assistiram a Malhação vão se identificar, mas agora não vai passar às cinco da tarde na TV (risos). Como representantes da geração Z, temos a necessidade de nos encaixar nesse mundo que cobra tanto de nós — define Heslaine, em entrevista coletiva por videoconferência.
A trama de As Five começa com a morte da mãe de Tina, episódio que leva o quinteto a se reencontrar no velório. Cada uma delas está passando por uma fase distinta. Além do luto pela mãe com quem não tinha uma boa relação, Tina encara o desgastado relacionamento com o também DJ Anderson (Juan Paiva). Ellen, ao saber do falecimento, abandona provisoriamente sua carreira acadêmica nos Estados Unidos e volta ao Brasil, onde se encantará por Lito (Matheus Cabral), um marceneiro da periferia de São Paulo.
— Eu lia o texto do Cao e pensava: "Estou chocada, como foi que você fez isso?". Ela está diferente e muito do que ela criticava na mãe começa a aparecer na Tina. Ela vai ter que aprender a lidar com isso — diz Ana.
Por sua vez, Lica continua vivendo como uma adolescente desprendida, sem dar conta da própria casa, e terá a ajuda de Benê, que vai morar com ela após se separar de Guto (Bruno Gadiol). A luta não é fácil também para Keyla, que segue criando Tonico (Matheus Dias) sozinha e retoma sua vida sexual, que havia ficado estacionada com as dificuldades da maternidade.
Relações líquidas
O reencontro das amigas se dá três anos depois da última mensagem enviada no grupo "As Five". Por isso, o seriado também deve abordar a fragilidade dos relacionamentos em uma realidade permeada por redes sociais e aplicativos.
— Tudo isso vai ser uma possibilidade de ver o valor da amizade nesses tempos de isolamento. Estamos sendo testemunhas do nosso próprio tempo, então trazemos perguntas válidas sobre estas relações. E a pandemia tornou isso tudo ainda mais singular, já que precisamos nos voltar para dentro — acredita Manoela.
Segundo Gabriela, cada uma das integrantes do quinteto vai entender sua força nesta reunião e novas questões ganharão força no enredo, como a representatividade LGBT+ — há uma expectativa para uma possível retomada do romance de Lica e Samantha (Giovanna Grigio), que protagonizaram o primeiro beijo gay da história de Malhação.
— O mais interessante é que o Cao (Hamburger) começou a escrever de um lugar em que a pessoa não precisa ter visto a novela e vai conseguir embarcar na trama. Nós vamos conseguir refletir sobre cada episódio, com o que tá sendo dito, e vamos ter encontros bem profundos — finaliza Daphne.