Trazendo como marca a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a minissérie Sob Pressão: Plantão Covid estreou nesta terça-feira (6) na RBSTV. A homenagem aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate da pandemia focou na pressão que recai sobre os médicos ao enfrentar uma doença ainda pouco conhecida. Também mostrou as relações entre médicos e pacientes, fazendo críticas pontuais à corrupção e desvio de dinheiro na área da saúde em meio à crise sanitária.
Em um dos momentos mais tensos do especial, os médicos chegam ao ponto de discutir sobre a decisão de salvar uma paciente mais nova (vivida por Heslaine Vieira) às custas da vida de um idoso (interpretado por Marcos Caruso), já que não há respiradores para todos. Em outro ponto de tensão, um dos médicos é infectado com o vírus e tem de lidar com o fato que não poderá cuidar de seus pacientes.
Internautas acompanharam o especial, publicando suas reações conforme o andamento do episódio. Muitos deles se mostraram emocionados com as cenas retratadas.
A história originalmente foca na história de Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) que, após um período em missão humanitária no interior do Brasil, são convocados a voltar ao Rio de Janeiro pelo doutor Décio (Bruno Garcia) para trabalhar em um hospital de campanha.
Integram também a lista de personagens: Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura), Rosa (Josie Antello), Mauro (David Junior) e Marisa (Roberta Rodrigues). A direção artística fica por conta de Andrucha Waddington.
O segundo e último episódio especial será lançado na próxima terça-feira (13), e deve contar com a revelação da trilha sonora especial, composta por Gilberto Gil e Chico Buarque. Até agora, apenas um verso foi divulgado nas redes sociais de Gil: "Vamos cantar que a vida é só agora".