A defesa do sistema público de saúde é uma das marcas da série Sob Pressão. Assim, a produção não poderia deixar de espelhar o drama da pandemia do coronavírus, responsável por mais de 145 mil vidas perdidas no Brasil . A série volta ao com os dois episódios especiais Sob Pressão: Plantão Covid, com estreia nesta terça-feira (6), às 22h55min, na RBSTV.
Com direção artística de Andrucha Waddington e consultoria do médico Márcio Maranhão, autor do livro que inspirou o projeto, Sob Pressão: Plantão Covid faz uma homenagem aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19.
— A nossa mensagem é de esperança e de respeito a todos esses profissionais que, apesar de toda a crise que estamos passando, são pessoas extremamente heroicas. Eles se expõem e, neste momento, acabaram se tornando a família de milhares de pessoas — destaca Waddington, lembrando que os pacientes infectados não podem ter contato com os familiares nos hospitais.
Mesmo com a proposta de ser um especial entre as temporadas regulares da série, Sob Pressão: Plantão Covid mantém a trama centrada em Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade). Após um período em missão humanitária no interior do Brasil, o casal de médicos é convocado a voltar ao Rio de Janeiro pelo doutor Décio (Bruno Garcia), para trabalhar em um hospital de campanha. A estrutura com mais de mil metros quadrados de área foi montada nos estúdios Globo e é formada por 32 leitos de enfermaria e 12 de UTI cenográficos.
Nos dois episódios, são contadas histórias de pacientes enfrentando o vírus e dramas pessoais, compartilhados pela equipe médica, integrada também por Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antello). Como na vida real, os atores precisaram ficar boa parte do tempo com as vestimentas completas, o que inclui, além da máscara, a face shield e outros paramentos. O excesso de equipamentos e os rígidos protocolos de segurança no set de gravação aumentaram o desgaste físico e mental do elenco.
— A gente já se doava muito antes, mas o cansaço do processo dos dois episódios é como se equivalesse a uma temporada inteira. O fato de usar máscaras o tempo todo, e não ter oxigênio direito, desgastava muito para falar. Saímos ainda mais cansados, mas orgulhosos de entregar um projeto extraordinário em um momento como esse — pontua o ator gaúcho Julio Andrade, que destaca o uso do olhar e de gestos físicos para passar a emoção em cena.
Novidades
O isolamento social imposto pela pandemia faz as pessoas refletiram mais sobre suas vidas. Não é diferente com os personagens do seriado. Um dos focos do especial é o passado de Evandro. Com flashbacks, a trama vai apresentar o personagem 20 anos atrás, convivendo com sua mãe, Penha (Fabiula Nascimento), e revelando os motivos que o fizeram se tornar médico.
A admiração de Evandro pelo doutor Samuel (Stepan Nercessian), grande amigo e principal motivador na carreira — o personagem morreu na segunda temporada —, também será recordada. O jovem Evandro é vivido pelo ator Ravel Andrade, irmão de Julio na vida real.
— Ele era a melhor pessoa para fazer o papel porque naturalmente somos parecidos. O Andrucha falava que era eu mesmo ali na cena (risos). Os trejeitos, o timbre de voz… somos parecidos em tudo. Nem precisou fazer laboratório, porque foi a vida fez isso. A única diferença é que ele é vegetariano e eu não – diverte-se Andrade.
Outra novidade em Sob Pressão é a inclusão de dois novos médicos na equipe: o neurocirurgião Mauro (David Junior) e a enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues), ambos negros, que entram em cena para reforçar a crítica social promovida pelo time de roteiristas.
— Precisamos provar mil vezes a nossa força, então faço isso cem bilhões de vezes se for necessário. No sistema de saúde, vemos todo tipo de pessoas, mas eu me emocionei muito com essa oportunidade, pois já está mais do que hora de entendermos que o Brasil é um país diverso e que pode ter pretos em todos os lugares — frisa Roberta.
Para celebrar a homenagem aos profissionais da saúde, o Sob Pressão: Plantão Covid também tem uma trilha sonora especial. Gilberto Gil e Chico Buarque se juntaram para cantar versos inspirados na crise sanitária, canção que está sendo mantida em segredo pela equipe. O lançamento está marcado para a próxima terça (13), quando irá ao ar o segundo capítulo. Até o momento, apenas um verso foi divulgado por Gil nas redes sociais, que define bem o projeto: "Vamos cantar que a vida é só agora".