O Nordeste brasileiro reserva belas paisagens naturais e algumas delas, inclusive, são desconhecidas até mesmo dos próprios habitantes. Pensando nisso, o Globo Repórter desta sexta-feira (2), a partir das 22h45min, apresenta alguns destes cenários em uma edição inédita.
Antes do isolamento social imposto pelo coronavírus, o programa passeou por Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
O percurso começa nas margens do Lago de Sobradinho, onde a terra seca do sertão baiano dá lugar a um mar de água doce, com praias cristalinas. Já nas proximidades de Petrolina (PE), o público vai conhecer regiões de solo fértil propícias para a multiplicação de árvores frutíferas.
As espécies de animais de toda a região também são destaque no programa, mostrando as quase extintas onça da caatinga e a arara azul. Os moradores também poderão se ver no especial.
— Vamos contar histórias de sertanejos que são exemplos de resistência e bravura. Histórias de um sertão selvagem, que tenta preservar raridades da sua fauna. Um sertão rico e fascinante em todos os sentidos — conta o repórter José Raimundo, que conduz o especial.
Para rever
Assim como o Globo Repórter desta noite, edições anteriores do programa retratam locais pouco divulgados, como a Capadócia Nordestina, episódio de maio que pode ser revisto no Globoplay. Os enormes paredões de arenito esculpidos pelo vento, que chegam a 100 metros de altura e têm mais de 380 milhões de anos, remetem às célebres formações da Turquia, inspiração para o nome da versão brasileira.
Intitulado Um Nordeste Diferente, outro episódio do Globo Repórter de 2016 está disponível no streaming: um passeio pelo Parque Nacional de Ubajara, no Ceará. O local é considerado o menor parque do Brasil e fica cerca de 340 km da capital Fortaleza. Lá, o programa mostra suas diferentes opções de trilhas e cachoeiras, além de uma gruta de 1,2 mil metros de extensão e 75 metros de profundidade.
O outro lado do narcotráfico
A segunda temporada da série Impuros é uma das novidades do catálogo do Globoplay a partir desta sexta-feira (2). O seriado é protagonizado por Raphael Logam, que acaba de ser indicado, pela segunda vez consecutiva, ao prêmio de melhor ator no Emmy Internacional 2020 pelo personagem Evandro. Na trama criada por Alexandre Fraga (de Oeste – A Guerra do Jogo do Bicho), Evandro é um jovem de uma favela carioca que sonhava em ser empresário, mas acaba engolido pela trajetória do crime quando seu irmão traficante é morto por policiais. A história se passa na década de 1990 e retrata a guerra e a profissionalização do narcotráfico no Rio de Janeiro.
Vida nova em Paris
Um dos destaques do fim de semana no streaming é a estreia de Emily em Paris, já disponível na Netflix. Na trama, Emily (Lily Collins) é uma jovem e ambiciosa executiva de marketing de Chicago que consegue o emprego dos sonhos em Paris. Com seu novo estilo de vida, cheio de aventuras e desafios, ela precisa equilibrar o trabalho, as novas amizades e o amor. A obra foi criada por Darren Star, de Sex and the City.