O isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus ganha um ar cinematográfico no último episódio de Amor e Sorte, que vai ao ar nesta terça (29), às 22h55min, na RBS TV. Escrita e protagonizada por Caio Blat e Luisa Arraes, a história mostra um casal que se conhece no primeiro final de semana de quarentena. Juntos e sem poder sair de casa, decidem fazer um filme: Blat vive Manoel, um engenheiro químico aspirante a diretor de cinema, enquanto Luisa interpreta a atriz Teresa.
— A grande mensagem desse episódio é que ciência e arte, juntas, podem salvar o mundo. É uma comédia romântica deste casal quarentenado, que vai descobrindo junto como é fazer cinema, querendo resolver todos os problemas da humanidade dentro do seu pequeno universo — define Jorge Furtado, criador da série e roteirista do episódio em parceria com Blat e Luisa.
Homenagens
As primeiras impressões dos personagens um do outro vão mudando com o avanço da trama. Essa descoberta é permeada pela produção do pequeno filme do casal, que prevê homenagens a clássicos do cinema de diferentes épocas, como Psicose, Titanic, Cidade de Deus e Cantando na Chuva.
— A gente teve que inventar luz, traquitanas, para que desse certo. Estudamos muito a história do cinema e exploramos diversos gêneros. Cinema mudo, romance, documentário, filme de terror... Eles ficam se perguntando sobre o gênero do filme que estão fazendo, porque querem que reflita o que eles estão passando naquele momento — explica Blat.
Para a diretora artística Patrícia Pedrosa, o casal deu muito certo na execução do projeto:
— Foi incrivelmente fácil gravar com a Luisa e o Caio porque eles sabem muito e são atores muito experientes. Isso foi fundamental para que o projeto desse certo. Eles sabem tudo, são diretores, autores, atores e ainda fazem uma câmera incrível. Dia após dia, os dois foram incansáveis.
Documentário de dar água na boca
Dois dos mais importantes realizadores do cinema argentino contemporâneo, Gastón Duprat e Mariano Cohn (de filmes como o Homem ao Lado, O Cidadão Ilustre e Minha Obra-Prima) realizaram em 2016 o documentário Todo sobre el Asado, disponível na Netflix.
Trata-se de um bem-humorado painel sobre a relação de prazer e paixão que seus conterrâneos têm com o churrasco. Passam em revista aspectos históricos, desmistificam dogmas e apresentam os mais diversos cortes e modos de preparo, da tradição campeira aos restaurantes estrelados, da parrillas de beira de estrada ao chamado churrasco operário, muito comum em canteiros de obras.
Disputa em família
Traições em família, negociatas e disputas de poder costuram Meu Bem, Meu Mal, novela de 1990 disponível desde a última segunda-feira (28) no Globoplay. Presidente da Venturini Designers, Dom Lázaro (Lima Duarte) sofre por conviver com Ricardo (José Mayer), fruto da traição de sua falecida mulher com seu melhor amigo e ainda sócio na empresa. Para aquecer a disputa familiar, Lázaro chama de volta da Europa sua irmã Valentina (Yoná Magalhães).