Capturando o espírito dos protestos que estão sacudindo os Estados Unidos, Watchmen dominou no domingo (20) a cerimônia do Emmy, que este ano aconteceu em um inédito formato virtual devido à pandemia de covid-19.
Watchmen, uma inquietante adaptação da HBO para a graphic novel de mesmo nome, aborda o racismo histórico dos Estados Unidos, assim como a violência policial. A produção recebeu 11 Emmys, quatro durante a cerimônia de domingo, incluindo o melhor minissérie ou filme para TV.
Regina King ganhou o prêmio de melhor atriz por seu papel em Watchmen vestindo uma camiseta com a foto de Breonna Taylor – mulher negra assassinada em um tiroteio policial dentro de sua própria casa, e as palavras "Say Her Name" ("Diga seu nome"), um lema repetido nos protestos contra o racismo nos últimos meses nos Estados Unidos.
Uzo Aduba, melhor atriz coadjuvante por Mrs America, também usou uma camisa como o nome de Taylor, enquanto Sterling K. Brown, que apresentou o último prêmio da noite, usava uma camisa com as iniciais BLM (Black Lives Matter - Vidas Negras Importam).
–Watchmen é uma história sobre o trauma e as cicatrizes duradoura do terrorismo branco, corrupção e brutalidade policial – disse Yahya Abdul-Mateen II, vencedor na categoria ator coadjuvante de minissérie.
O criador da série, Damon Lindelof, dedicou o prêmio de melhor minissérie "às vítimas dos sobreviventes do massacre (racial) de Tulsa de 1921", retratado no primeiro episódio da produção.
Succesion e Schitt's Creek
Ao lado de algumas estrelas em um Staples Center sem público, os indicados ao Emmy deste ano acompanharam a premiação em eventos privados, de suas casas ou em quartos de hotel. O "Oscar da televisão" aconteceu sem inconvenientes e foi o experimento perfeito para a temporada de prêmios em meio à pandemia de covid-19. Equipes de cinegrafistas acompanharam 138 astros e estrelas em 114 locações em 10 países, um desafio para uma cerimônia exibida ao vivo.
Nos "PandEmmys", como brincou o apresentador Jimmy Kimmel, Succession venceu em sete categorias, incluindo melhor série de drama, e Schitt's Creek dominou as categorias de comédia, com nove prêmios.
Por conta de sua atuação em Succession, Jeremy Strong levou o prêmio melhor ator. Zendaya, 24 anos, recebeu a estatueta de melhor atriz de série dramática por Euphoria – foi a mais jovem vencedora da história.
Schitt's Creek, sobre uma família rica que perde tudo, venceu na categoria série de comédia. O elenco estava reunido em evento em Toronto e celebrou o domínio da produção após sua última temporada.
– Nosso programa em seu núcleo é sobre os efeitos transformadores do amor e da aceitação, que precisamos mais do que nunca – afirmou Daniel Levy, que venceu nas categorias direção, roteiro e ator coadjuvante.
Levy criou o programa com o pai, Eugene Levy (American Pie), que venceu como melhor ator. Catherine O'Hara e Annie Murphy levaram as estatuetas de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente.