Giovanni Improtta, Odete Santos, Carminha e outras dezenas de personagens ajudaram o público a estabelecer uma relação de amor com a televisão, que completa 70 anos de história no Brasil nesta sexta-feira (18). A prova desta teoria está nos bordões proferidos por eles, que seguem no imaginário anos após terem sido ditos pela primeira vez.
Para chegar à lista das frases mais marcantes, GZH pediu a ajuda dos leitores nas redes sociais. Inicialmente, eles votaram em duas enquetes: uma colocou "Ma oe", de Silvio Santos, para duelar contra "Alô, Terezinha", de Chacrinha. O primeiro foi o vencedor, com 75% dos votos. Na segunda, a porcentagem praticamente se repetiu, com 74% dos leitores escolhendo "Vapt, Vupt", do Professor Raimundo, contra "Tô certo ou tô errado", bordão de Sinhozinho Malta.
Depois, os leitores foram convidados a indicar os seus bordões favoritos. Confira, abaixo, os 10 mais citados:
"Cada mergulho é um flash"
A frase mais votada é de Odete Santos (Mara Manzan), de O Clone. Ela usava a expressão para explicar sua visão sobre o Piscinão de Ramos.
"O tempo ruge e a Sapucaí é grande"
A frase de Giovanni Improtta (José Wilker), de A Senhora do Destino (2004), servia para expressar a urgência de algo - com um pequeno erro de português, como outros que cometia.
"Não é brinquedo, não"
Solange Couto é lembrada até hoje como Dona Jura, de O Clone (2001) com o bordão que era inserido na maior parte de seus diálogos. Ela usava a frase para ressaltar a dificuldade ou o peso das situações.
"Inferno"
A clássica frase de Carminha (Adriana Esteves), em Avenida Brasil (2012), que virou meme nas redes sociais, foi proferida quando ela pagou propina para Max (Marcello Novaes), sendo vista de longe por Tufão (Murilo Benício). O personagem de Benício ficou revoltado e deixou Carminha sozinha, que explodiu de ódio.
"Stop, Salgadinho" ("Me poupe, Salgadinho")
Em Explode Coração (1995), Lucineide (Regina Dourado) vivia em discussões com o marido Salgadinho (Rogério Cardoso), que precisava de limites.
"Eu sou rica"
Em cena de Beleza Pura (2008), a vilã Norma Gusmão (Carolina Ferraz) deixa bem claro que não vai para a cadeia porque é rica. Os memes deste momento são eternos.
"Cala a boca, Magda"
Sempre lembrada por seus erros de português ou "expressões burras", Magda foi xingada centenas de vezes pelo marido Caco Antibes (Miguel Falabella), em Sai de Baixo (1996).
"Sou chique, bem!"
A personagem Márcia (Drica Moraes), de Chocolate com Pimenta (2003), tinha mania de grandeza e superioridade. Apesar de vir de uma família de caipiras, sempre frisava que era a mais elegante.
"Felomenal"
Mais uma expressão de sucesso de Giovanni Improtta em Senhora do Destino.
"E o salário, oh"
O bordão foi eternizado por Chico Anysio como o professor Raimundo em sua Escolinha.