Será que alienígenas foram responsáveis por famosos sumiços de navios e aviões? Podemos mesmo voltar ao passado ou pular para o futuro? Existe a chance de um apocalipse zumbi acontecer? Desde que o mundo é mundo, suposições e teorias da conspiração são usadas para justificar acontecimentos misteriosos. Alimentada ou não pela ficção, a temática sempre provocou fascínio — e é por isso que a série Mundo Mistério, que estreia nesta terça-feira (4), na Netflix, deve prender e encher os olhos do público.
A produção de oito episódios marca a chegada do youtuber e apresentador Felipe Castanhari ao streaming. Há nove anos à frente do Canal Nostalgia, que acumula 13 milhões de inscritos, ele é conhecido por falar de assuntos curiosos e que já foram alvo de teorias da conspiração, tudo sob a luz da ciência e da história.
O seriado não deixa de ser uma versão turbinada de seus vídeos na internet. Além de ser o criador de Mundo Mistério, Castanhari se envolveu em todos os processos, passando por direção, roteiro, produção, pesquisa e até a montagem do cenário, que simula um laboratório.
— É o projeto mais complicado, mais trabalhoso, mais desafiador que já fiz. Me envolvi o máximo que eu pude em diversas áreas. É o trabalho da minha vida, pois eu coloquei tudo de mim nessa série, utilizei todo o conhecimento adquirido nos últimos anos — disse Castanhari em entrevista por vídeo a GaúchaZH.
Didático e divertido
A reportagem assistiu aos três primeiros episódios da série antes da estreia, que falam sobre os desaparecimentos no Triângulo das Bermudas, a Grande Peste e a possibilidade de viajar no tempo. Com tom didático e lúdico, Mundo Mistério faz um convite a uma maratona pelos capítulos com 25 minutos cada e por não adotar uma narrativa densa de séries documentais que já abordaram a temática.
Outro ponto positivo são os três personagens que dividem a cena com Castanhari e o ajudam a desvendar os mistérios: a doutora Thay (Lilian Regina), Betinho (Bruno Miranda) e a inteligência artificial B.R.I.G.G.S (vivida pela voz do dublador Guilherme Briggs).
Lilian Regina interpreta uma autoridade que chama atenção no seriado pela representatividade feminina e de raça. Foi dela, inclusive, o apontamento de desassociar a palavra “negra” no episódio que falou sobre a epidemia que dizimou a Europa na Idade Média.
— Às vezes, o termo " negro" é associado de forma pejorativa, em um lugar negativo. E "Peste Negra" também está associado a esse contexto. Vamos rever esses conceitos. Eles reforçam um tipo de preconceito que não é legal — explicou a atriz.
Simples e questionador, Betinho já assume o lugar do público ao levantar o senso comum. É ele que, no primeiro episódio, insiste que Castanhari fale da relação dos alienígenas com o Triângulo das Bermudas.
— O Betinho é um pouco ingênuo, mas ao mesmo tempo super curioso com o que está acontecendo. Acho que é natural você fazer essas ligações mais óbvias — contou o ator Bruno Miranda.
Figura onipresente na série, o supercomputador B.R.I.G.G.S é uma voz já bem familiar do público. Famoso no setor de dublagens, Guilherme é conhecido por ser a voz brasileira de personagens como o Buzz, de Toy Story, e do Super-Homem.
— Ele tem aquela coisa distante e sofisticada, mas tem uns rompantes humanos muito divertidos com os personagens. Por conta de ser uma inteligência artificial, ele já vai assimilando um comportamento por estar em contato direto com os humanos — disse Briggs.
Curadoria
Alvo frequente de críticas do público, que questionam a atuação de influenciadores digitais em conteúdos que exigem um diploma acadêmico, Castanhari reforça que, por trás de cada episódio de Mundo Mistério, há uma equipe de profissionais como médicos, historiadores, professores e paleontólogos que foram contratados para auxiliar os roteiristas a desenvolver os assuntos.
— Nunca falei que eu era especialista, sou um apresentador, um diretor. O meu objetivo sempre foi trazer assuntos do meu interesse de forma simples. Todos os conteúdos que eu já fiz na minha vida tiveram a consultoria e a revisão de especialistas que eu contratei — finalizou o youtuber.