Lançada em 1988, Vale Tudo é uma das novelas mais amadas da dramaturgia brasileira. A vilã Odete Roitman (Beatriz Segall) e outros elementos ajudam a explicar o sucesso da trama escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, assim como o seu elenco.
Como se passaram mais de 30 anos desde sua primeira exibição, muita gente se questiona o paradeiro de alguns atores que não aparecem mais com frequência na telinha.
Pensando nisso, GaúchaZH apresenta abaixo por onde andam os artistas do folhetim, que pode ser revista na íntegra no Globoplay a partir desta segunda-feira (20).
Raquel Accioli – Regina Duarte
Após Vale Tudo, a artista atuou em grandes sucessos da Globo, como Rainha da Sucata (1990), Por Amor (1997), Chiquinha Gonzaga (1999), Páginas da Vida (2006) até chegar a Tempo de Amar (2017). Ela se despediu da emissora após mais de 50 anos, em fevereiro, após anunciar que iria assumir a secretaria especial da Cultura, do governo Bolsonaro. Entre março e maio, Regina não conseguiu executar projetos na subpasta e se despediu, sendo substituída por Mario Frias.
Maria de Fátima – Gloria Pires
Atriz segue na Globo, passando por diferentes títulos desde Vale Tudo. O Rei do Gado (1996), Belíssima (2005), Insensato Coração (2011) e Babilônia (2015) foram alguns deles. Sua novela mais recente foi Éramos Seis, no ano passado, em sua atuação como Lola.
Ivan Meirelles – Antonio Fagundes
O ator de 71 anos também segue na Globo. Após Vale Tudo, teve expressão em O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (1999), na série Carga Pesada e em outros títulos. Em Bom Sucesso, no ano passado, ele comoveu os espectadores como o escritor Alberto Prado Monteiro.
Audálio – Pedro Paulo Rangel
Irmão de Aldeide (Lilia Cabral) na trama, Pedro Paulo estreou na Globo em 1972 e passou por diferentes novelas. Destaque para sua atuação como Adamastor, em Pedra Sobre Pedra (1992). Ele não renovou o contrato com a Globo em 2013, e passou se dedicar ao teatro. Chegou a fazer um trabalho para a TV, no sitcom Prata da Casa, da Fox, em 2017.
César – Carlos Alberto Riccelli
Amante de Fátima na trama, Riccelli é casado com Bruna Lombardi desde 1979. Da relação, nasceu o único filho do casal, Kim Riccelli, de 37 anos. Atualmente, o casal mora nos Estados Unidos. Na década de 1990, Ricelli até fez alguns trabalhos para a TV como A Indomada (1997) e Chiquinha Gonzaga (1999).
Afonso Roitman – Cassio Gabus Mendes
Filho do novelista Cassiano Gabus Mendes, Cássio segue na Globo. Seu papel mais recente foi como Afonso, na nova versão de Éramos Seis. Entre outros papéis, estão atuações em Lado a Lado, Além do Horizonte e Babilônia.
Solange – Lídia Brondi
Após Vale Tudo, Lídia atuou em Tieta - um de seus últimos de sua carreira como atriz. Atualmente, ela é psicóloga e se casou com Cassio Gabus Mendes, colega de elenco, em 2013.
Odete Roitman – Beatriz Segall
A atriz morreu aos 92 anos, no dia 5 de setembro de 2018, em decorrência de problemas respiratórios. Com mais de 20 novelas e 10 filmes em seu currículo, a protagonista de Vale Tudo teve a sua estreia na televisão na extinta TV Tupi, em 1950. A atriz estreou na Globo em 1978, interpretando a ambiciosa Celina em Dancin’ Days, de Gilberto Braga. Depois ainda participou de obras como Água Viva, Barriga de Aluguel e O Clone. A última participação da atriz na TV foi na série Os Experientes, em 2015.
Laís – Cristina Prochaska
Depois de Vale Tudo, Cristina participou de outras novelas. Sua última aparição na TV foi na série da Globo As Brasileiras (2012). Ela também fez participações no comando do Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da Rede Globo, além de atuar como repórter especial do Fantástico e Vídeo Show. Atualmente, a atriz segue no teatro e também se dedica à fotografia, como destaca o Instagram oficial dela.
Marco Aurélio – Reginaldo Faria
Integrante do elenco da Globo desde 1978, com Dancin’ Days, Faria seguiu no primeiro escalão da emissora. Depois dos anos 2000, destacam-se novelas como Cordel Encantado, O Clone e Totalmente Demais – estas duas últimas com reprises no Viva e na própria Globo. Seu papel mais recente foi como Vicente em Espelho da Vida, na faixa das seis.
Thiago Roitman – Fábio Villa Verde
O ator seguiu na dramaturgia, passando por novelas como Malhação (1995), A Padroeira (2001) e O Profeta (2006). Teve rápidas passagens por SBT, Record e TV Cultura. Em 2018, atuou em Orgulho e Paixão, da Globo, como Lobato. Em 2019, integrou o elenco de Topíssima, da Record.
Heleninha – Renata Sorrah
Atriz segue na Globo, com vários trabalhos relevantes na televisão e também no cinema. Sua última novela foi Segundo Sol (2018), mas Renata é sempre lembrada por seu papel como Nazaré, em Senhora do Destino (2004).
Cecília - Lala Deheinzelin
Par de Laís em Vale Tudo, ela participou também das novelas A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) e da minissérie As noivas de Copacabana (1992); além de filmes como Fogo e paixão (1988), Festa (1989) e O Corpo (1991). No teatro, fez a direção, produção e coreografia da peça Clara Crocodilo. Depois, abandonou a carreira artística em 1992. Atualmente, é especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável.