Suspense regado a muito humor, O Mistério do Tráfico das Virgens Mudas quer envolver os internautas com diversão e pitadas de crítica sobre a política nacional. O primeiro capítulo da websérie gaúcha, gravada totalmente a distância em meio ao período isolamento social, estreia nesta sexta-feira (19) no canais da produção nas redes sociais ( YouTube, Instagram e Facebook).
O projeto do grupo Entrada de Emergência conta com 10 atores e teve o roteiro escrito em parceria por Marcela Meirelles e Claudio Benevenga. Na trama, os amigos Leandro (Evandro Soldatelli), Antônio Carlos (Heinz Limaverde) e José Luān (Benevenga) são impactados com a notícia da morte de um amigo de infância, o político Gervásio, suposta vítima da covid-19.
No dia seguinte à perda do amigo, o trio recebe uma mensagem confidencial enviada por Gervásio, na qual revela ter descoberto um engenhoso esquema de tráfico humano com países árabes por parte do gabinete de líderes do governo federal. Pessoas dadas como mortas, tem seu sexo trocado, a língua arrancada e são enviadas como virgens mudas em troca de petróleo.
— A Marcela (Meirelles) é artística plástica e tem devaneios bem maiores que os meus (risos). Nós queríamos, principalmente, falar sobre política para colocar nosso dedo crítico falando da podridão que acontece — explica o ator Claudio Benevenga, que, além de roteirista, é um dos diretores do projeto.
Técnica
Ao todo, serão três episódios - intitulados A Carta Confidencial, A Testemunha e O Impeachment -, com 20 minutos de duração e já com a possibilidade de uma continuação da trama. Tudo foi feito com cada um dos atores em suas casas, desde os ensaios pelo WhatsApp ao enquadramento das câmeras de seus celulares. Desta forma, a maior dificuldade foi alinhar personagens que contracenavam e até mesmo um intercruzamento de locações.
— Tinha um canto aqui na minha casa que era muito parecido com a residência da Marley (Dunckhart), até mesmo a cor da parede. Só precisei ajeitar uns móveis e ficou incrível, parece que eles estão no mesmo lugar — diverte-se Benevenga.
Como foi feito todo a distância, O Mistério do Tráfico das Virgens Mudas possibilitou a participação de atores de fora do Estado. Leandro, um dos protagonistas, é apaixonado pela cantora baiana Sarajane, que ficou conhecida na década de 1990 com a faixa A Roda. Após uma breve consulta pelas redes sociais, a artista liberou os direitos da canção e até fez uma ponta na websérie. O ator Zé Adão Barbosa, que completa 40 anos de carreira em 2020, também faz uma participação especial.
Outro aspecto marcante é a qualidade final do material. Filmado por smartphones - e dependente da iluminação de cada residência -, algumas cenas parecem ter saído de filmes da década de 1980 do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, como A Lei do Desejo.
— O legal é que algumas pessoas viram antes da estreia e falaram que todo esse ar meio trash, como o Almodóvar lá no começo, deram um charme para a nossa série (risos). É tudo bem caseiro, e isso é o mais encantador — finaliza Benevenga.