Tudo indica que o tão aguardado reencontro de Chandler, Joey, Monica, Rachel, Ross e Phoebe no episódio especial de Friends ficará para o segundo semestre. Após o adiamento da gravações em função da pandemia de coronavírus, executivos responsáveis pela produção acham que o melhor é esperar até que seja seguro o suficiente para filmar do jeito tradicional: no clássico cenário da série e ainda com o calor da plateia.
— Estamos nos esforçando para conseguir realizar esse especial até o final do verão (inverno no Brasil). Se as estrelas se alinharem e, com sorte, poderemos voltar à produção. Achamos que vale a pena ter uma audiência ao vivo e barulhenta para presenciar a reunião desses seis grandes amigos — disse à revista Variety Robert Greenblatt, diretor da WarnerMedia Entertainment, responsável pela HBO Max, novo streaming onde o especial será lançado.
Apesar de priorizar o reencontro físico, Greenblatt não descarta que o episódio especial seja feito de forma virtual, recurso já utilizado por outras séries e programas de TV nos últimos dias para driblar o coronavírus. Mas essa será a alternativa somente se a reabertura dos estúdios demorar muito.
— Nós não queremos fazê-lo em uma chamada virtual, ou em seis quadrados com pessoas gravando de suas cozinhas e quartos. (...) No momento, estamos tentando olhar para o futuro e fazer isso de uma maneira mais convencional, e acho que vale a pena esperar — reforçou o executivo.
Antes da pandemia, o lançamento do especial estava marcado para o dia 27 de maio, juntamente com o início das operações da HBO Max. Agora, os produtores esperam que a estreia ocorra no outono dos Estados Unidos (primavera no Brasil).
O que se sabe sobre especial
Os seis atores principais da série — Courteney Cox, David Schwimmer, Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e Matthew Perry — farão um reencontro não roteirizado, ou seja, protagonizarão uma conversa na base do improviso e com muita nostalgia. Cada um deles receberá US$ 2,5 milhões por sua participação.
A ideia é fazer as filmagens no mesmo estúdio da Warner onde as 10 temporadas de Friends foram rodadas. Uma plateia com fãs e convidados assistirá às gravações de camarote, no estilo sitcom.
No final de abril, a produção do especial lançou uma rifa para quem quiser acompanhar as filmagens de perto. O dinheiro arrecadado será revertido para entidades que ajudam pessoas afetadas pela crise provocada pelo coronavírus nos Estados Unidos.
Sobre a HBO Max
O serviço custará US$ 14,99 por mês e terá todas as temporadas de Friends, um ponto-chave para competir no disputado mercado de streaming, que possui Netflix, Disney+, Amazon Prime Vídeo e Apple TV+, entre outros.
Em seu catálogo, serão disponibilizados conteúdos da HBO, Warner Bros, TNT, TBS, CNN e outros canais de propriedade da Warner. Além, claro, de produções originais, como novos filmes e novas séries, que serão gravadas em um estúdio próprio montado em Hollywood.
Ainda não há previsão de estreia da HBO Max no Brasil, mas o serviço deve chegar na América Latina ainda em 2020.