Um casal norte-americano de youtubers causou polêmica com a decisão de devolver um filho adotado depois de ficar três anos com ele. A decisão foi tomada após ambos descobrirem que o grau de autismo do garoto chinês, hoje com cinco anos, era maior do que suspeitavam.
Em vídeo, Myka Stauffer e o marido, James, explicam o motivo de desfazer a família e contam mais sobre como foi tomada essa decisão. Huxley foi adotado em 2017, quando ele tinha quase dois anos.
— A adoção internacional, às vezes, tem o desconhecido, coisas que não estão transparentes na ficha. Quando o Huxley chegou em casa havia muito mais necessidades especiais que não sabíamos. Nos últimos anos, ele esteve em uma série de terapias e nós tentamos ajudá-lo como pudemos. Nós nunca quisemos ficar nessa posição, nós tentamos ajudá-lo o máximo possível, nós o amamos de verdade — disse James.
O casal fez quase 30 vídeos em família e divulgou o garoto nesses três anos em que ficaram juntos. Com isso, internautas passaram a acusá-los de ganhar visibilidade com a criança e de a terem usado como objeto.
Pelo que eles dizem no vídeo, uma nova família já está ao lado do pequeno chinês. A nova mãe tem treinamento médico profissional.
— Após uma série de avaliações, vários profissionais de saúde disseram que ele precisa de mais. Tem sido muito difícil. Eu quero dizer para vocês o que está acontecendo. Eu me sinto um fracasso como mãe? Sim, 500%. Esta jornada foi a coisa mais difícil que eu já passei. Após colocar nosso coração nesse menino — afirmou a youtuber Myka.
O casal tem outros quatro filhos biológicos.