São inúmeros os gêneros de reality shows na televisão e no streaming, mas um dos estilos mais populares do momento é o de relacionamento. Somente no Brasil, diferentes programas possuem várias temporadas e cada vez mais espectadores, comprovando que a fórmula está longe de se tornar ultrapassada.
A MTV revigorou o gênero, nos últimos anos, com a ousadia do De Férias com o Ex, colocando jovens para confrontar seus ex-amados em uma praia. A Netflix também está apostando alto com o The Circle - sucesso nos EUA e na França que ganhou uma versão nacional sob comando da influencer Giovanna Ewbank.
Até mesmo o Tinder, famoso aplicativo de encontros, está prevendo o lançamento de uma série através de sua plataforma.
Veja abaixo os reality shows de relacionamentos mais amados (ou odiados) dos últimos tempos e onde assistir:
Back With the Ex
- Premiação: uma volta com o ex (ou não).
- Dinâmica: o reality coloca alguns casais frente a frente, bancando jantares e hospedagens elegantes para tentar reacender a paixão entre eles. São quatro pessoas com a chance de voltar com o ex.
- Temporadas: 1.
- Onde ver: Netflix.
- Destaque: a lavagem de "roupa suja". Quando um relacionamento termina, normalmente os dois lados têm consciência dos erros e seguiram com a vida. Por isso, a retomada dos casais que o programa sugere pode causar boas risadas - de nervoso.
Casamento às Cegas
- Premiação: casamento.
- Dinâmica: homens e mulheres podem interagir sem se ver. A ideia é que eles conversem sem o menor contato e, após algumas etapas, peçam o favorito em casamento. É isso mesmo: da primeira sessão de conversa até o casamento são apenas 37 dias. Após o noivado, o casal finalmente se conhece e viaja para um resort no litoral do México para conhecer os sogros.
- Temporadas: 1 (com a possibilidade de ter uma continuação).
- Onde ver: Netflix.
- Destaque: o absurdo de se casar com alguém sem conhecê-lo fisicamente. A ousadia é tão grande que, especula-se, os casais sejam falsos e nem sigam em um relacionamento depois.
Namoro, Amizade ou.... Adeus
- Premiação: um segundo encontro.
- Dinâmica: a cada episódio, uma pessoa diferente centraliza a história, que terá cinco encontros. Entre os personagens estão homossexuais e idosos, todos tentando encontrar a alma gêmea em bares de Nova York. No final, eles revelam qual dos "entrevistados" ganhará um segundo encontro.
- Temporadas: 1 (segunda temporada já foi confirmada).
- Onde ver: Netflix.
- Destaque: a ambientação em Nova York dá um clima interessante ao seriado, assim como a sua diversidade de personagens - lembrando os bons cases explorados por Queer Eye, outra série de sucesso da Netflix que transforma a vida de seus escolhidos.
De Férias com o Ex Brasil
- Premiação: não há.
- Dinâmica: o formato consiste em colocar 10 solteiros para curtir as férias em uma casa de verão. O problema é que, a cada episódio, os exs começam a reaparecer - com direito a takes deles saindo direto do mar. Tudo isso com uma produção inusitada: algumas vezes, as brigas dentro da casa são meio forçadas.
- Temporadas: 5.
- Onde ver: Paramount Mais e MTV - Net NOW.
- Destaque: cenas picantes, exs beijando outros na frente do primeiro amado e belos corpos. De Férias com Ex Brasil é entretenimento puro, com cenas inusitadas e casos inesperados. A entrada da digital influencer Gabi Brandt no programa foi uma cena marcante; relembre:
De Férias com o Ex Brasil: Celebs
- Premiação: não há.
- Dinâmica: é a mesma proposta do De Férias com Ex Brasil, mas com participantes já conhecidos do público, de diferentes áreas. Entre os nomes que causaram polêmica nesta temporada, estão a ex-BBB Hana Khalil, a funkeira MC Rebecca e o influencer Leo Picon.
- Temporadas: 1.
- Onde ver: Amazon Prime Vídeo.
- Destaque: considerada uma das melhores temporadas da "franquia" De Férias com o Ex, a versão Celebs teve brigas com cusparadas, topless na praia e até um show de Pabllo Vittar na praia para encerrar o programa.
Rea(L)ove
- Premiação: um namoro.
- Dinâmica: 18 pessoas são colocadas em um resort, vazio, para que se conheçam. A cada programa, eles vão revelando seus segredos - no começo, cada um pode adotar um nome falso ou até ter opiniões controversas só para chamar a atenção. Ao longo do seriado, as pessoas vão se revelando. Há grupinhos dos homens e das mulheres. Ao final, os participantes vão optando por quem têm mais apreço.
- Temporadas: 1.
- Onde ver: Netflix.
- Destaque: algumas das pessoas têm segredos sobre suas vidas e vão se revelando aos poucos. Isso pode ser um pouco emocionante.
Soltos em Floripa
- Premiação: não há.
- Dinâmica: oito jovens de diferentes partes do Brasil serão colocados em uma luxuosa casa de Florianópolis, com a liberdade de curtir festas e uma boa piscina. A diferença é que os participantes terão que bancar suas saídas trabalhando - algo bem vida real. São oito episódios, um por semana.
- Temporadas: 1.
- Onde ver: Amazon Prime Vídeo - estreia nesta sexta-feira (20).
- Destaque: toda terça-feira, a plataforma irá divulgar um episódio bônus de meia hora chamado Soltos em Floripa: A Resenha, com famosos reagindo aos fatos da casa. O time de comentaristas é formado por Pabllo Vittar, a influencer e ex-BBB Bianca Andrade, o cantor sertanejo Mariano, MC Carol, Felipe Titto e o influencer John Drops.
The Circle - Brasil
- Premiação: R$ 300 mil.
- Dinâmica: nove participantes vivem em um mesmo prédio, cada um em seu quarto, isolado. Eles podem se comunicar somente pelo Circle, uma espécie de rede social responsável por conectar todos os jogadores. Os competidores podem criar perfis fakes ou verdadeiros. No fim de cada episódio, todos julgam as posturas em um ranking de popularidade. Os dois melhores colocados votam, entre os dois piores do ranking, quem deve ser o eliminado do episódio.
- Temporadas: 1.
- Onde ver: Netflix.
- Destaque: com o andar dos programas, novos participantes são incluídos, surpreendendo quem segue no jogo. Além disso, na versão brasileira, Giovanna Ewbank é responsável pela apresentação, dando bastante ritmo.
Em breve
Tinder - Swipe Night
- Premiação: resolver dilemas morais.
- Dinâmica: aos sábados, o aplicativo Tinder liberará a história de que a Terra está em um cenário pós-apocalíptico, tenso com a iminente chegada de um cometa. Entre a manhã de sábado e a noite de domingo, o usuário deverá entrar no app, assistir ao episódio (serão três, ao todo) e votar em opções que mudem o rumo da história. Depois de cada episódio do Swipe Night, as decisões mais críticas que você terá que tomar serão adicionadas ao seu perfil.
- Temporadas: 1, mas o lançamento foi adiado devido ao coronavírus.
- Onde ver (interagir): aplicativo Tinder.
- Destaque: já pensou em assistir algo e, ao mesmo tempo, poder interagir com um possível novo crush a partir da opinião dele sobre uma ficção? Estranho, sim, mas a proposta é bem interessante e deve vingar por aqui.