Os gaúchos ganham um programa de gastronomia com enfoque local a partir deste final de semana. É a nova incursão do Destemperados, multiplataforma de conteúdo gastronômico da RBS que já é site, aplicativo, caderno semanal de Zero Hora, podcast, quadro na Rádio Gaúcha, casa e produtora de eventos. Série semanal com quatro episódios, Destemperados na TV estreia neste sábado (29), às 14h, na RBS TV.
Os sócios-fundadores do Destemperados se dividem na apresentação do programa: Lela Zaniol prepara receitas descomplicadas, e Diogo Carvalho mostra o que há de melhor em comes e bebes em Porto Alegre. Com duração de 30 minutos, cada episódio enfoca uma comida diferente, mostrando como fazer muito gastando menos. Na estreia, o tema é churrasco. Nos sábados seguintes, será comida de boteco, depois xis e, enfim, pizza.
— Damos receitas para preparar no domingo em família, que é um momento sagrado para muita gente, quando tu queres mostrar o que tem de melhor, além de dicas de como dar sequência a isso, como criar uma marmita para a semana reaproveitando muita coisa. E também vamos explorar lugares com essa temática pela cidade. No primeiro episódio, mostro churrasco tradicional de espeto, parrilla uruguaia e argentina, espetinho e churrasco coletivo — revela Carvalho.
Evolução
A dupla reforça que a ideia não é ensinar, e sim aprender receitas e descobrir lugares junto com o público. O principal é transformar a hora da refeição em um momento especial, como explica Lela:
— Existem mil tipos de churrasco, mas qual é a moral? Reunir pessoas. Sentar e comer com as pessoas é uma celebração. Acreditamos que a gastronomia não é só indulgência, é cuidar de ti, ela tem o poder de mudar teu dia.
Carvalho conta que, em 13 anos de atividades, a equipe do Destemperados acompanhou a evolução da gastronomia em várias frentes, inclusive na televisão.
— O Destemperados surgiu no momento em que a gastronomia deixou de ser algo para ensinar as pessoas a cozinhar e virou um estilo de vida. Na TV, saiu do formato de um chef para pessoas que não são chefs cozinhando, tornando a relação mais humanizada. Depois teve outra linha, de gente perambulando para descobrir lugares. O programa do Destemperados é a união desses formatos — resume.
— A gente faz parte dessa evolução. Hoje, a gastronomia é um assunto do grande público. Nascemos multiplataforma, como blog e no Orkut, que eram os recursos que a gente tinha na época. A TV é o momento de coroar esses 13 anos — afirma Lela.
Os dois já avisam que pretendem fazer uma segunda temporada no próximo semestre.