Há vinte anos, Ana Maria Braga estreava o Mais Você, na Globo, com um grito que se tornaria símbolo da apresentadora:
— Acorda, menina, vem cá!
A frase ecoou pela primeira vez no estúdio da emissora em São Paulo, onde Ana Maria e seu mascote, Louro José, ficaram até 2008 e para onde retornaram na manhã desta sexta-feira (18), dia em que o programa completa duas décadas.
Ana Maria chegou ao estúdio de helicóptero. Desembarcou no gramado e, no trajeto, foi recuperando memórias.
— Esse gramado traz para a gente um monte de histórias. Imagens que vêm na minha cabeça de festas que realizamos aqui. Desses vinte anos, quase dez a gente passou aqui, na Globo em São Paulo. E esse tempo passou rápido demais. E eu digo que, quando o tempo passou rápido demais, é porque foi bom — refletiu.
Caminhando até o prédio, Ana Maria encontrou-se com os apresentadores Maria Júlia Coutinho e Cesar Tralli, que fizeram festa ao recebê-la.
— Eu tenho você como inspiração — disse Maju, abraçando Ana Maria.
— Você é inspiração para todo mundo — confirmou Tralli.
Ana Maria avançou pelos corredores até chegar ao estúdio de fato.
Você fala sério, você se expõe totalmente, você é transparente mesmo, é de uma geração que teve que se expor e enfrentar preconceito no país da hipocrisia e da falsidade. Esse entrosamento que você tem com o Tom Veiga, o Louro José, é uma das coisas mais bacanas da televisão.
FAUSTO SILVA SOBRE ANA MARIA BRAGA
— Os lugares guardam energia. Quando você entra aqui, juro que o coração bate mais forte. Eu tava muito nervosa naquele primeiro dia de programa. Você lembra, Louro?
Ela rodou o primeiro programa exibido na Globo, em 18 de outubro de 1999. Ela vinha da Record, onde comandava o Note e Anote, programa de culinária e entretenimento em que se destacou tanto a ponto de receber o convite para mudar de emissora.
— A estreia, para mim, foi tensa. Nunca pensei que ia me divertir tanto, mas eu estava com medo — disse.
Também aproveitou para fazer um afago no companheiro de duas décadas.
— Quem tem um papagaio como esse? Não tem preço — disse, enquanto apareciam na TV imagens de Louro dançando Michael Jackson.
Pelos corredores, Ana Maria também encontrou o repórter Cauê Fabiano, aquele em que ela, brincando, deu uma "cantada".
— Primeira vez que eu encontro esse rapaz pessoalmente. Ele é grande, né? — disse Ana Maria.
No café da manhã de aniversário, Ana Maria recebeu uma visita ilustre: o apresentador Fausto Silva, que participou de uma das edições de estreia do Mais Você, gravada em 1999. Dele, recebeu o elogio que cravou sua importância na história da TV brasileira.
— Você é da última geração de comunicadoras do estilo Hebe Camargo, que tem coerência. De não fugir das origens, de tentar ser transparente. Você fala sério, você se expõe totalmente, você é transparente mesmo, é de uma geração que teve que se expor e enfrentar preconceito no país da hipocrisia e da falsidade. Esse entrosamento que você tem com o Tom Veiga, o Louro José, é uma das coisas mais bacanas da televisão. Você tem tesão pela profissão. Gosta do que faz, sabe como fazer, supera câncer, supera os problemas — declarou Faustão.