Para 2020, uma das apostas da Globo é a adaptação para a televisão do clássico da literatura nacional Grandes Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908–1967). A série, ainda sem muitas informações disponibilizadas, será protagonizada pelo ator Caio Blat, que interpretará Riobaldo. Na trama, o jagunço que fez um pacto com o demônio para sobreviver no sertão tenta reprimir o amor que sente pelo colega Diadorim.
A escalação de Caio Blat pode ter se dado também por sua familiaridade com o personagem. Há dois anos ele dá vida ao protagonista em uma peça teatral homônima. Dirigido pela paulista Bia Lessa, o espetáculo está sendo adaptado para o cinema. Intitulado Travessia, o longa deve ser lançado entre o fim deste ano e 2020. Sem vínculo com a Globo, a direção do filme também está a cargo de Bia.
Não é a primeira vez
Esta não será a primeira vez que a Globo transforma a obra do mineiro em teledramaturgia. Em 1985, a emissora apresentou a minissérie Grande Sertão: Veredas com Tony Ramos no personagem principal e Bruna Lombardi como Diadorim.