Na quinta-feira passada (10), Danilo Gentili foi condenado pela Justiça a seis meses e 28 dias no regime semiaberto por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), por conta de um vídeo publicado em 2016 e no Twitter, em 2017 (leia mais abaixo). Neste fim de semana, o humorista falou sobre a sentença e as acusações que têm recebido nas redes sociais em entrevista ao canal de Leda Nagle no YouTube.
— Deixa eu ver... Racista, machista, fascista, "homofobista", tudo que é "ista". Nem Hitler foi acusado de tanta coisa. Porque Hitler é nazista, machista não! Hitler não era, isso eu sou. Tenho mais acusação que o Hitler! — disparou ele, ao ser questionado por ter sido chamado de racista no Twitter.
Além disso, ele acredita que a prisão não irá se concretizar:
— Acho praticamente impossível que eu seja preso. Mas se você me perguntasse uma semana atrás "você acha que vai ser condenado à prisão", eu diria: "praticamente impossível que eu seja", e eu fui.
O humorista também disse que "a minoria mais frágil que existe é o indivíduo"e questionou o porquê de os usuários estarem comemorando a sentença:
— É engraçado as pessoas comemorarem a minha prisão, enquanto o mundo que eu defendo é que essas pessoas possam me ofender — finaliza.
Assista ao vídeo na íntegra
Entenda o caso:
A briga na Justiça se deu no dia 22 de março de 2016, quando Gentili gravou um vídeo onde aparece rasgando notificação remetida pela Câmara dos Deputados a pedido da deputada. No documento, Maria do Rosário solicitava que o humorista removesse postagens feitas contra ela no Twitter. Logo após, ao mesmo tempo em que coloca os pedaços de papel dentro das calças, ofende a deputada.
Em postagem nas redes sociais, a deputada se posicionou, escrevendo: "Sofri outro ataque daquele que se diz comediante. Comprova viés machista e autoritário. Criminoso vai responder à Justiça. E assim será. Sou mulher firme e de cabeça erguida. O cara usou a palavra Deputada destacando Puta? Não sou. Mas conheço muitas que podem lhe ensinar ética e respeito"
Depois do ocorrido, Danilo Gentili fez outros posts contra Maria do Rosário, igualmente citados na sentença.