O ator José de Abreu, 72 anos, decidiu se autoproclamar presidente do Brasil em suas redes sociais. O artista começou a sátira após a reação de vários países que aceitaram reconhecer a liderança de Juan Guaidó na Venezuela — o político se declarou presidente do país uma vez que considera Nicolás Maduro, eleito em um pleito questionado pela comunidade internacional, um "usurpador do poder".
"A partir de hoje eu sou o auto-declarado Presidente do Brasil. Igual fizeram na Venezuela. Lula está nomeado chefe da casa civil, militar e religiosa do Brasil", escreveu o ator em suas redes sociais. Depois disto, ele ainda mudou seu nome no Twitter para "José de Abreu, autoproclamado Presidente do Brasil" e sua bio para "O Brasil ao lado de todos, nem acima, nem abaixo. Nossa Bandeira jamais será laranja".
Outros usuários logo entraram na sátira e começaram a apoiar José de Abreu.
O ator chegou a decidir quem seriam os ministros do novo governo, citando nomes como Suplicy, Jean Willys e Celso Amorim. Além de citar várias vezes o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O nome de José de Abreu chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter. Até a tarde desta terça-feira (26), ele continuava firme na sátira, escrevendo como se fosse o novo presidente.