A empresa norte-americana Chooseco, que publica livros infantis da franquia Escolha Sua Aventura, abriu um processo contra a Netflix por conta do formato utilizado pelo filme Black Mirror: Bandersnatch. Segundo a editora, as obras permitem que os leitores possam mudar os destinos dos personagens com o evoluir da trama - mesma estrutura que é utilizada pelo longa-metragem da plataforma de streaming. As informações são do site The Hollyowood Reporter.
A Chooseco informou ainda que a Netflix chegou a entrar em contato para comprar os direitos da frase "Escolha Sua Aventura" e da franquia, mas que nenhum acordo foi realizado. Os direitos, atualmente, pertencem aos estúdios da 20th Century Fox.
Além de processar a plataforma pelo uso da interatividade, a empresa aponta que a frase está no roteiro de Bandersnatch, em um diálogo entre o protagonista Stefan (Fionn Whitehead) e seu pai, quando explica a estrutura do videogame.
A autora do processo pede uma compensação de, pelo menos, US$ 25 milhões ou uma porcentagem dos lucros do longa-metragem.