A atriz Kiernan Shipka cresceu diante das câmeras vivendo Sally Beth Draper, a filha mais velha do publicitário Don Draper (Jon Hamm) na muito elogiada e premiada série Mad Men, entre 2007 e 2015. Aos 18 anos – faz 19 em 10 de novembro –, Kiernan é agora a protagonista de O Mundo Sombrio de Sabrina, seriado da Netflix que estreia nesta sexta-feira (26) no catálogo de atrações da plataforma de streaming.
A Sabrina do título é uma adolescente que transita entre dois mundos: o dos mortais, como sua mãe, e o sobrenatural, ao qual pertence seu pai. A garota tenta administrar os poderes fantásticos que descobre ter com a rotina na escola e a convivência com namorado, colegas e amigos.
A personagem apareceu pela primeira vez como coadjuvante na história em quadrinhos Archie's Mad House, em 1962. Fez sucesso e ganhou seu próprio gibi em 1971, publicado até 1983 – ao longo das décadas, apareceu em diferentes produções, entre elas versões em desenho animado.
Uma das mais populares adaptações estreou na TV em 1996, a série Sabrina, The Teenage Witch, com sete temporadas exibidas até 2003, teve como protagonista Melissa Joan Hart.
A adaptação que chega à Netflix tem como matriz uma nova versão para os quadrinhos da personagem, apresentada em 2014 pela editora do roteirista e produtor executivo Roberto Aguirre-Sacasa, nome forte na indústria audiovisual graças a produções como as séries Riverdale e Glee.
Com 20 episódios e uma segunda temporada já garantida, essa nova releitura calibra para mais as doses de suspense fantástico. A trama é focada no rito de passagem de Sabrina, que vive na cidade americana de Greendale com suas duas tias bruxas, Hilda (Lucy Davis) e Zelda (Miranda Otto), o primo feiticeiro Ambrose (Chance Perdomo) e o gato Salem.
Diante de seu aniversário de 16 anos, Sabrina precisa decidir se fará a transição para se tornar inteiramente uma bruxa ou se permanecerá humana. Em meio ao turbilhão de hormônios da adolescência, uma ameaça surge sobre a família da jovem aprendiz de feiticeira. Madame Satã, antiga paixão do pai de Sabrina, volta do inferno na pele de uma de suas professoras na escola.
– A série é uma adaptação mais macabra da HQ e estamos muito ansiosos para saber como o público reagirá a ela e à performance de Kiernan como Sabrina – disse Aguirre-Sacasa para o site americano Deadline.
Assista ao trailer: