Hereditário, longa de terror dirigido Ari Aster, estreou na última quinta-feira (21) e, desde então, vem arrebatando espectadores por onde passa. O filme tem como partida um drama familiar, a mãe Annie (Toni Collette), o pai Steve (Gabriel Byrne), o adolescente Peter (Alex Wolff) e a caçula Charlie (Milly Shapiro) acompanham o funeral da mãe de Annie. Exceto por Charlie, estão todos mais aliviados do que tristes. A falecida é lembrada como uma megera que marcou com perturbações psicológicas e traumas emocionais todo o seu clã. É a partir do legado da matriarca, que o tema de possessões demoníacas entra no filme.
Nesse mesmo clima, GaúchaZH separou uma lista de seis filmes que tem no enredo demônios, exorcismo e muito terror. A escolha do número não é a toa, está de acordo com o que diz o capítulo 13, versívulo 18, do livro Apocalipse da Bíblia: “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis”. Para imersão de horror, nada melhor do que engatar um dos filmes abaixo antes ou depois de ir conferir Hereditário no cinema.
Invocação do Mal
Estrelado por Patrick Wilson e Vera Farmiga, este elogiado (e premiado) longa de James Wan parte de uma premissa banal: família se muda para uma casa que, eles logo descobrem, é "habitada" por uma entidade demoníaca. Disponível no Now.
A Bruxa
A trama se passa em 1630, na Nova Inglaterra, onde uma família de puritanos vive isolada nas franjas de uma floresta, depois de ter sido expulsa da colônia por conta do rigor religioso de seu patriarca, William (Ralph Ineson). Depois que o bebê do clã é roubado por uma bruxa, o medo e o fervor religioso começam a dividir a família: a mãe, Katherine (Kate Dickie), desconfia que a filha mais velha, Thomasin (Anya Taylor-Joy), que estava cuidando da criança quando ela sumiu, seja uma feiticeira – ao mesmo tempo em que o casal de gêmeos pequenos, sempre às voltas com um bode preto, reforça a acusação à irmã. Disponível na Netflix.
Possessão
No longa-metragem de Ole Bornedal, uma menina de 11 anos, interpretada por Natasha Calis, libera inocentemente o demônio Dybbuk. Segundo a tradição judaica, este espírito maligno possui e consome o corpo da vítima, que, em uma das cenas de maior impacto, vomita borboletas. Disponível na Netflix.
O Exorcismo de Emily Rose
A história gira em torno da morte de uma jovem chamada Emily Rose (Jennifer Carpenter) após um exorcismo praticado pelo padre Moore (Tom Wilkinson). Ele é preso acusado de homicídio e precisa provar a sua inocência. O longa é de Scott Derrickson. Disponível no Now.
Exorcistas do Vaticano
O longa de Mark Neveldine conta a história de Olivia (Olivia Taylor Dudley), de 27 anos, que começa a agir estranho após cortar o dedo. O ferimento faz com que ela machuque e até mesmo mate pessoas ao redor. O Padre Lozano (Michael Peña) examina a moça e acredita que ela está possuída. Ao tentar exorcisar o demônio, o Vaticano descobre que a força satânica em Angela é mais forte do que eles imaginavam. Disponível na Netflix.
Rec 2 - Os Possuídos
Sequência de REC, o longa espanhol se passa 15 anos depois do primeiro filme, desde então, a polícia não teve qualquer contato com as pessoas que estão presas dentro de um edifício em quarentena. Ninguém sabe o que aconteceu lá dentro. Neste momento, Dr. Owen e uma unidade da SWAT resolvem entrar no prédio, para descobrir qual é a situação do local e desenvolver um antídoto através da coleta de sangue da jovem Medeiros. O que parecia um vírus complexo, toma contornos sobrenaturais e demoníacos. Disponível no Now.