Diz-se que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo. Se a frase é mero senso comum, não importa: mesmo que seja prática conhecida, o assunto segue atiçando curiosidade, principalmente no Brasil. Tanto que o canal TNT apostou no tema das relações de sexo pago para investir na primeira produção nacional, a série Rua Augusta, que estreia nesta quinta-feira (15), às 22h30min, e traz Fiorella Mattheis no papel da stripper e prostituta Mika.
A série se inspira nos hábitos noturnos da Rua Augusta, via paulistana famosa pela boemia e pelo trabalho sexual.
— Fiz laboratório na própria rua Augusta, em suas casas noturnas, e tive a oportunidade de conversar com mais de 30 garotas de programa e vivenciar os bastidores da profissão in loco. Foi eletrizante — contou a atriz.
Mas a aposta do TNT no tema também ganhou impulso por outras séries que já tratam do assunto. Confira algumas:
O Negócio
A diferença desta série brasileira em relação à Rua Augusta é que, aqui, o foco é a prostituição de luxo. Tem no elenco as atrizes Rafaela Mandelli, Juliana Schalch, Michelle Batista e Aline Jones, que formam um grupo de prostitutas super requisitadas pela elite paulistana. A quarta e última temporada estreia neste dia 18/03, no canal HBO. Exibição aos domingos, às 21h.
The Deuce
Os atores Maggie Gyllenhaal e James Franco protagonizam esta série americana que também se inspirou em uma via famosa nos Estados Unidos pelo baixo meretrício, o quarteirão conhecido como The Deuce. Entre as décadas de 1960 e 1980, esta região era frequentada por prostitutas, moradores de rua, assaltantes e usuários de drogas. Mas também foi o ninho da indústria cinematográfica pornô em Nova York. A série estreou em setembro de 2017 e já tem a segunda temporada confirmada. Exibição aos domingos, às 21h, no canal HBO.
Verdades Secretas
Esta novela brasileira exibida na Globo em 2015 traz a personagem principal, vivida por Camila Queiroz, se submetendo à prostituição para realizar um sonho de infância: ser top model. A trama revela os bastidores do mundo da moda, onde jovens talentos apelam para o sexo para conquistar novos trabalhos em frente às câmeras ou passarelas. Também trouxe os temos polêmicos que orbitam em torno do assunto, como drogas e estupro. Os episódios estão disponíveis na plataforma Globo Play.
Me Chama de Bruna
Bruna Surfistinha foi escândalo e sucesso no Brasil. A garota de programa tornou-se famosa após divulgar suas relações com homens ricos e comprometidos em um blog e, posteriormente, na autobiografia O Doce Veneno do Escorpião - O Diário de Uma Garota de Programa, lançada em 2005. Na série Me Chama de Bruna, que já está na segunda temporada, é a atriz Maria Bopp quem encarna a personagem contraditória de Raquel Pacheco. Exibição aos domingos, às 22h45, no canal FOX Premium 1. Os episódios da primeira temporada podem ser conferidos na plataforma Fox Play.
Harlots
O mote desta série britânica é curioso: aqui já não é mais as experiências pessoais que justificam a prostituição, mas o embate entre dois bordeis para conquistar a clientela em uma conservadora Londres do século 18. Uma filha ainda virgem, personagem da atriz Lucy Wells, será o principal trunfo de uma das donas das casas de prostituição. A segunda temporada contou com a participação de Liv Tyller. Exibição no canal Fox Premium 1. A primeira temporada pode ser conferida na plataforma Fox Play.
The Girlfriend Experience
Série criada por Amy Seimetz e Lodge Kerrigan e inspirada no longa-metragem homônimo lançado em 2009 por Steven Soderbergh (aqui atuando como produtor-executivo). É um programa em formato de antologia: cada temporada com uma história e um protagonista diferentes. Nos primeiros 13 episódios, o espectador acompanhou a rotina de Christine Reade (Ryley Keough, vista em American Honey), estudante de direito que também atua como garota de programa de alto padrão. A segunda temporada conta duas tramas em paralelo: na primeira, uma diretora de campanha em Washington (Anna Friel, de Pushing Daisies) contrata uma prostituta para chantagear um financiador. Na segunda, uma mulher refugiada no Novo México (Carmen Ejogo, de Selma), fugindo de um companheiro abusivo, passa a ganhar a vida como profissional do sexo. As duas temporadas estão disponíveis na plataforma Fox Play.