A vida de Fabiana Escobar não rendeu apenas uma autobiografia, mas também uma personagem vivida pela atriz Juliana Paes em horário nobre na Globo. Com o fim próximo de A Força do Querer, a verdadeira Bibi Perigosa deve participar do último capítulo da trama, que vai ao ar na sexta-feira (20).
E será pedindo um autógrafo à personagem de Juliana Paes que a mulher que foi casada com um traficante do Rio aparecerá na novela que registra maior média de audiência desde 2012. Segundo afirmou o portal Uol, a personagem de Juliana Paes lançará o próprio livro em uma livraria, momento em que a verdadeira dona da história pede uma assinatura.
Criadora e criatura se encontraram pessoalmente no Fantástico. Em edição veiculada no dia 9 de outubro, Juliana e Fabiana fizeram elogios uma à outra.
– Quando você vive uma personagem que já existe e que tem um livro com situações tão detalhadas da vida, desde a infância, você tem muito mais à mão. Isso é lado bom, o bônus. O ônus é a responsabilidade muito grande de retratar uma pessoa que está viva – disse a atriz.
A história de Fabiana Escobar — que viveu uma vida de luxo ao lado do marido, conhecido como o "Barão do Pó" da Rocinha — virou inspiração para a autora de A Força do Querer, Gloria Perez. Em entrevista exclusiva ao GaúchaZH, Gloria destacou as críticas que o público faz em relação à Fabiana Escobar, confundindo as ações da personagem de Juliana Paes com o que foi feito pela mulher da vida real.
Segundo Gloria, Fabiana era "uma mulher apaixonada que fez besteira, mas não cometeu crimes". No Twitter, a novelista incentivou as pessoas a lerem o livro de Fabiana.