Com índices de audiência em alta e muito engajamento nas redes sociais, Glória Perez devolveu ao brasileiro o gosto por acompanhar, dia após dia, uma boa trama das 21h com A Força do Querer. A atual novela das nove exibida pela RBS TV chega ao seu capítulo cem na noite desta quinta-feira (27) com o melhor desempenho em números desde Amor à Vida (2013) e tem tudo para se tornar um fenômeno semelhante à Avenida Brasil (2012).
O folhetim mantém média de audiência de 37 pontos na Grande Porto Alegre segundo dados do Ibope. No país, também registra bons índices, com média de 33 pontos. Nos dois casos, uma performance superior às últimas seis novelas do horário (A Lei do Amor, Velho Chico, A Regra do Jogo, Babilônia, Império e Em Família).
Leia mais:
"A Força do Querer": surra de Joyce e Ritinha em Irene bomba nas redes sociais
"A Força do Querer" bate recorde de audiência e promete mais emoção
"A Força do Querer": Ivana descobre que é um homem trans gay
No capítulo da última segunda-feira (24), quando foi exibida a briga entre Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Irene (Débora Falabella), a trama alcançou 42,8 pontos de audiência e 61,5% share (total de aparelhos ligados no momento) na Grande Porto Alegre. Já na terça (25), bateu 41,1 pontos e 60,8% de share por aqui.
No horário de exibição, que vai das 21h às 22h, a trama de Glória Perez sempre domina as redes sociais. Figura nos trending topics (TTs) do Twitter no Brasil e no Mundo. A crise de identidade de Ivana, personagem de Carol Duarte, levou a novela a obter 59,5 mil menções na terça (25). A hashtag Ivana entrou 27 vezes nos TTs Mundo e 34 vezes nos TTs Brasil.
Mas o que Glória Perez está fazendo de tão especial assim? A fórmula é simples, mas não tão fácil de conseguir executar. A Força do Querer tem personagens cativantes, histórias bem construídas e um elenco muito coeso. A cada capítulo, uma das tramas chama a atenção do público. Nesta semana, tivemos a briga de Joyce e Irente na segunda, a primeira transa de Ivana na terça, e o aniversário do filho de Bibi, personagem de Juliana Paes, na quarta. Além disso, a autora ainda acrescentou Fafá de Belém ao elenco para dar vida à mãe de Zeca (Marco Pigossi).
Nos últimos 99 capítulos, algumas cenas já são memoráveis. Listo cinco delas a seguir:
1) Bibi no baile funk
A personagem de Juliana Paes, que em breve se tornará chefe do tráfico ao lado do marido Rubinho (Emílio Dantas), foi ao encontro de traficantes em um baile na favela. Após um estranhamento inicial, ela começou a se sentir confortável naquele lugar e a ficar encantada com o poder e o status que o casal Sabiá (Jonathan Azevedo) e Alessia (Hylka Maria) detém. A sequência marcou a virada que a trama da jovem terá na trama.
2) Jeíza faz o parto de Ritinha
Em meio a um tiroteio, a policial vivida por Paolla Oliveira ajudou a "sereia" de Isis Valverde a ter seu bebê, filho de Zeca, atual namorado de Jeíza. Ritinha estava em um táxi quando começou a sentir as primeiras contrações. Mesmo não simpatizando muito com a ex-mulher de Zeca, Jeíza não hesitou em ajudá-la.
3) Fuga de Rubinho
Com a ajuda de Bibi, o traficante conseguiu sair da cadeia escondido. Antes de seguirem para um esconderijo de luxo bancado pelo crime organizado – um apartamento no Leblon –, os dois acabaram no meio de um fogo cruzado entre polícia e bandidos no morro para onde foram após a fuga.
4) Crise de identidade de Ivana
Um dos personagens que mais tem emocionado o público é Ivana. A jovem não se reconhece enquanto mulher e seu drama tem sido contado de forma bem didática. Na última terça-feira, foi exibida a cena em que ela tem sua primeira experiência sexual e, em seguida, pede para terminar o namoro com Cláudio (Gabriel Stauffer). Na noite desta quinta (27), Ivana vai conhecer Tê, um jovem transexual que vai ajudar em seu processo de transição de gênero.
5) Aniversário de Dedé
O filho de Bibi, personagem de João Bravo, comoveu o público na noite de quarta (26) quando não recebeu nenhum convidado em sua festinha de aniversário. O motivo: o fato de seu pai estar preso por tráfico. "Eles não vieram por causa da situação do seu pai!", justificou Bibi ao filho. Para salvar o dia, Yuri (Drico Alves) apareceu na hora do parabéns fantasiado de Goku, personagem da animação Dragon Ball.