O Palácio de Buckingham anunciou na madrugada desta quinta-feira que o príncipe Philip de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth II, abandonará os compromissos públicos nos próximos meses. Prestes a completar 96 anos, Philip se aposentará oficialmente durante o outono europeu, que vai de setembro a novembro.
Na arte, o príncipe foi retratado recentemente na série The Crown. Lançada em setembro de 2016 na Netflix, a produção mais cara do serviço de streaming acompanha a ascensão da jovem Elizabeth II (vivida por Claire Foy) ao trono inglês. A versão mais jovem de Philip foi interpretada por Matt Smith, conhecido por seu papel no seriado Doctor Who.
Leia também
Patrícia Poeta encontra seu lugar no entretenimento em novo programa
Segunda temporada de "The Catch" e outras atrações para ver na TV na noite desta quarta-feira
Durante os 10 episódios de The Crown, feitos a partir de uma meticulosa pesquisa histórica, Philip é apresentado como um pai amoroso e sensível – indo contra a imagem pública que se teve dele ao longo dos anos, de um homem frio e distante dos filhos.
Por outro lado, o príncipe, que precisou abandonar precocemente sua carreira naval quando Elizabeth tornou-se rainha antes do esperado, também é mostrado como um homem muitas vezes incomodado com a posição de "marido da rainha".
Ao decorrer da trama, Philip mostra-se constantemente insatisfeito com a posição de inferioridade com relação à esposa, o que faz com que passe parte do seu tempo tentando fugir de compromissos (como no último episódio, quando precisa ir para a Austrália participar da abertura dos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956).