A TV tem uma nova soberana nas competições culinárias. Integrando o time de mentores do The Taste Brasil, do GNT, a gaúcha Helena Rizzo está desbancando com muita humildade e bom humor o trio masculino que dominou a produção por duas temporadas. Uma das cozinheiras top do mundo – sim, ela já foi eleita a melhor do planeta pela revista The Restaurant –, Helena tem adversários de alto nível: Felipe Bronze, André Mifano e Claude Troisgros são os outros chefs do programa exibido às quintas-feiras, às 22h, e disponível no GNT Play.
Leia mais:
Patrícia Poeta encontra seu lugar no entretenimento em novo programa
"Vade Retro" precisa abandonar a trama fantástica e focar mais na trivialidade
"Os Dias Eram Assim": por que vale a pena assistir à supersérie da Globo
O forte sotaque porto-alegrense da guria chama a atenção, assim como o conhecimento na cozinha. Mas o que mais surpreende é seu equilíbrio. Ela consegue passar seus ensinamentos sem imposição – o jeito mescla doçura e firmeza. Parece estar ali também para aprender. Em uma das provas, o desafio era passear pela comida coreana. Helena ficou de olho em tudo, experimentou alimentos, ouviu os cozinheiros e fez piada com nomes de pratos que não conhecia. Humildade sem tamanho.
O choque pela postura modesta é ainda maior quando comparada ao perfil de mentores com o ego mais inflado, como Bronze. O carioca tenta instituir suas ideias a todo o custo. Mas é bom reconhecer que, nesta temporada, ele parece ter retornado em versão mais light. Talvez a presença de uma das melhores chefs do mundo na bancada tenha feito cada um rever seus conceitos dentro e fora da cozinha.
Entre panelas e holofotes
Na TV, Helena também fez uma participação no MasterChef Brasil, da Band, ao lado de Paola Carosella, outra referência em realities culinários. Mais combativa, a argentina bate de frente com os colegas Henrique Fogaça e Erick Jacquin quando discorda de suas opiniões – até o machismo já entrou na pauta. Helena e Paola representam essa conquista de espaço das mulheres na cozinha profissional, e não no fogão de casa. É bom lembrar que o GNT é um canal voltado para o público feminino, né? Nada mais justo do que priorizar o trabalho das mulheres em uma das principais atrações da grade.
VEM AÍ
"Desafio Farroupilha" em processo
O Desafio Farroupilha já divulgou as oito invernadas semifinalistas do reality de danças tradicionais gaúchas. Por votação popular, quem levou a melhor foram os grupos Piquete Nativista Giruá, DTG Lenço Branco, CTG Querência do Imbé, CTG Reminiscências, CTG Porteira da Querência, Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (CFTG), CTG Pelego Branco e PTG Rancho da Amizade. Agora, os participantes vão enfrentar um novo desafio: realizar um projeto cultural em escolas públicas do Estado sobre um tema voltado às tradições gaúchas – o prazo para cumprir a tarefa termina em 2 de junho. A final do reality gauchesco comandado por César Oliveira & Rogério Melo (foto) será na Semana Farroupilha, e a exibição dos episódios ocorrerá nos meses de agosto e setembro, na RBS TV.
SPOILER
Mais Sense8
A aguardada segunda temporada de Sense8 chega à Netflix na sexta-feira. Criada pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski ao lado de J. Michael Straczynski (de Guerra Mundial Z), a série é centrada em oito personagens de diferentes partes do mundo que se conectam mental e emocionalmente de forma sobrenatural – eles podem, por exemplo, se comunicar mesmo a quilômetros de distância. Claro que essa relação não fica restrita às forças do bem. Na nova leva de episódios, um grupo mal-intencionado continua perseguindo os oito personagens. Agora, os amigos aprenderão mais sobre a organização secreta que procura por pessoas com o mesmo poder deles. Chegou a hora de se proteger ainda mais.