Episódio tragicamente histórico, a enchente que devastou Porto Alegre e grande parte do Rio Grande do Sul em maio de 2024 será lembrada, lamentada e analisada por anos e décadas à frente. Passada a urgência da inundação, surgem outras fases, incluindo a de refletir sobre o que vem acontecendo nas últimas semanas.
É com o objetivo de documentar passagens simbólicas que GZH está lançando uma série de histórias em quadrinhos. Pequenas Histórias da Enchente, parceria da repórter Larissa Roso e do ilustrador Gilmar Fraga, apresenta uma espécie de crônica visual.
— É uma tentativa de narrar pequenas histórias de superação e afeto na maior catástrofe ambiental do nosso Estado, utilizando recursos de arte sequencial, que é a linguagem dos quadrinhos — explica Fraga.
Entre as primeiras histórias (uma delas pode ser conferida abaixo), estão a volta para uma casa destruída pela cheia e a importância de pessoas que se voluntariam para fazer lar temporário para animais abandonados ou perdidos na inundação.