Diversos famosos e artistas internacionais prestaram solidariedade à crise climática enfrentada no Rio Grande do Sul. Na noite de terça-feira (7), a atriz americana Viola Davis, conhecida por produções como Histórias Cruzadas (2011), Como Defender Um Assassino (2014 - 2020) e A Mulher Rei (2022), publicou um vídeo nas redes sociais sobre a situação do Estado.
No seu Instagram, Viola costuma falar para os seus 12 milhões de seguidores sobre problemas sociais e calamidades ao redor do mundo. Dessa vez, a causa para a qual a artista chamou atenção foi as cheias que assolam o Rio Grande do Sul há mais de uma semana.
A atriz publicou um reel contendo imagens dos estragos das enchentes no Vale do Taquari, especialmente as rodovias entre Lajeado e Estrela. Na legenda, escreveu: "Praying for the people of Rio Grande do Sul" (ou "rezando para as pessoas do Rio Grande do Sul", em português).
No momento do fechamento desta reportagem, o post já contava com quase 1,5 milhão de visualizações. Alguns seguidores brasileiros falaram mais sobre a crise nos comentários, que acumulam milhares de curtidas.
Outros artistas, como Beyoncé, o ator Vincent Martella e a banda Guns N' Roses, também usaram as redes sociais para se pronunciar sobre a tragédia e dar visibilidade à arrecadação de fundos para reconstruir o Estado. A modelo Gisele Bündchen, natural de Horizontina, no interior do RS, pediu doações para o Fundo Emergencial Luz Alliance, criado por ela durante a pandemia para ajudar famílias brasileiras afetadas pela Covid-19. Desde então, a instituição voltou-se a projetos de proteção ambiental no país.