O Museu da Cultura Hip Hop RS anunciou a retomada das atividades e a divulgação dos selecionados para o programa Vem Pro Museu. A lista dos contemplados pelo edital será publicada nas redes oficiais da instituição neste sábado (25). Inicialmente previsto para 6 de maio, o anúncio foi adiado em razão das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.
O Vem Pro Museu contempla cinco editais nas áreas de exposições museológicas, eventos esportivos, escritores e escritoras, eventos culturais, produção musical e gravação musical. A iniciativa conta com R$ 270 mil de verba orçamentária e é financiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras.
Com atividades interrompidas em razão das cheias no Estado, o funcionamento normal do museu deve ser restabelecido na próxima quarta-feira (29). Nas últimas semanas, o local se tornou ponto de coleta e distribuição de doações. O espaço segue como endereço para a entrega de donativos.
Por meio do Ministério das Comunicações, o Museu distribuiu mais de cem computadores para potencializar a solicitação de documentos e benefícios assistenciais à população. Os aparelhos foram destinados a 16 pontos de apoio ou abrigos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, tendo como prioridade as Casas da Cultura Hip-Hop, escolas, ONGs e associações.
"Restabelecer as atividades do espaço irá oportunizar um movimento de retomada de rotinas através dessa cultura que sempre teve o papel social em suas raízes", afirmou Rafa Rafuagi, fundador e coordenador de autogestão e sustentabilidade do museu, em nota à imprensa. "Esperamos conseguir ser, mais do que nunca, uma ferramenta de transformação e suporte social".