O Museu da Cultura Hip Hop RS atua como ponto de coleta de donativos em Porto Alegre. Desde que as fortes chuvas passaram a atingir o Rio Grande do Sul, o espaço interrompeu suas atividades normais e ainda não tem previsão de retorno. A infraestrutura do local sofreu apenas pequenas avarias.
Os colaboradores e funcionários da primeira instituição da América Latina dedicada ao Hip Hop RS estão atuando como voluntários. Entre as doações arrecadadas, estão mais de 60 mil litros de água, 11 toneladas de alimentos e duas toneladas de ração. O Museu ainda recebeu dois caminhões de roupas de cama, toalhas e travesseiros, além de produtos de higiene pessoal e limpeza.
A distribuição das doações está sendo feita para abrigos e movimentos da cultura hip hop, da região metropolitana de Porto Alegre. Cidades como Porto Alegre, Esteio, Alvorada, Canoas, Viamão, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e São Leopoldo já foram atendidas.
Os donativos podem ser entregues de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h. O endereço do Museu é Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, Porto Alegre.
A instituição também adiou o anúncio dos selecionados através dos editais do programa Vem Pro Museu, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras. Prevista inicialmente para o dia 6 de maio, a lista dos nomes não foi publicada e uma nova data só deve ser divulgada conforme a situação no Estado melhorar.
Conforme Rafa Rafuagi, fundador e coordenador do local, a equipe do Museu está empenhada em ajudar sua comunidade.
"Assim como toda a população, estamos extremamente sensibilizados pela tragédia sem precedentes que atinge o Rio Grande do Sul. É muito difícil ter palavras diante de um momento devastador como esse. Mas estamos trabalhando dentro das nossas condições para ajudar conforme podemos", afirmou Rafuagi, em nota divulgada à imprensa.