O Rua da Praia Shopping, no centro de Porto Alegre, foi o ponto de encontro dos fãs da cultura geek neste sábado (11). A nona edição Anime Multi Geek ocorre até domingo (12) com cosplay de personagens de animes, de mangás e da cultura pop, além de apresentações musicais, concursos e venda de produtos no terceiro andar do espaço (veja detalhes da programação ao fim da reportagem).
A entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo. Os donativos serão entregues pela prefeitura à população residente na região das ilhas. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
— O objetivo é divulgar a cultura geek: o universo de animes, de séries e filmes. O pessoal gosta de tirar o que está no livro, no mangá, no quadrinho e trazer os personagens para a vida real. Além de crianças, vemos muitos adultos aqui, aqueles da "velha guarda", que curtem os personagens mais antigos, como Jaspion e Ultraman — disse Alex Fontoura, organizador do evento.
A expectativa da organização é de que 5 mil pessoas participem do evento, que ocorre pela primeira vez na Capital. O encontro é também uma oportunidade para empreendedores do universo geek: há 12 estandes, além de salas temáticas e uma arena com videogames e um palco que recebe apresentações.
Vitória Möllerke, 27 anos, deslocou-se de Pelotas, no sul do Estado, para vender cadernos, bottons e chaveiros no Anime Multi Geek.
— Sou apaixonada por anime e mangá. Na pandemia, consegui assistir aos mil episódios do One Piece (anime). Foi um interesse pessoal que virou um negócio — resumiu a jovem, que mantém a página Último Pixel e a loja virtual Caverna do Byte.
Luciano Santana da Silva, 42 anos, perambulava pelo ambiente com a roupa do Homem-Aranha. Parava para tirar fotos e interagia com o público e outros com fantasias:
— Comecei a me vestir assim por causa dos meus três filhos, que gostam muito do personagem — justificou o morador de Alvorada.
Nina Alveiro, 33 anos, homenageou Emilia, personagem do anime Re:Zero.
— Ela é fofa e delicada, mas também forte e decidida. A Emilia está sempre tentando proteger os amigos, por isso me identifiquei com ela — conta a moradora da Capital que participa de eventos do gênero há cinco anos.
O namorado dela, Alexandro Ribeiro, 32 anos, contou que gosta da cultura geek desde criança e que frequenta encontros desde 2018. No Rua da Praia Shopping, ele usava o cosplay do personagem Giyu Tomioka, da saga Demon Slayer.
— Conheci o anime e o mangá em 2020 e me identifiquei pela personalidade dele (Giyu Tomioka), pelo senso de justiça, por ser um herói. Faço o cosplay desde 2022 e me sinto muito bem nele — contou Alexandro.
Já Ruan da Rosa Farias, 36 anos, decidiu inovar e criou o próprio cosplay inspirado no jogo Dr. Mario.
— A série tem um Mario “normal” e um que é médico. Se a Nintendo fez esses dois, por que eu não poderia criar outro personagem? Foi o que fiz: decidi que seria um professor com poderes especiais: professor Farias — relatou o morador do bairro Agronomia, na Capital.
Programação do Anime Multi Geek no domingo (12)
- 10h - Abertura
- 11h - Apresentação Disney A Bela e a Fera
- 11h20min - Apresentação Disney Moana
- 12h - Música
- 13h - Cantora Day Dutra
- 14h - Apresentações de K-Pop
- 15h - Apresentação Disney Frozen
- 15h30min - Rapper BigFat
- 16h - Concurso CosPet
- 16h30min - Concurso Infantil
- 17h - Concurso CosPobre
- 17h30min - Apresentação PAKUA
- 18h - Apresentação Cosplay
- 19h - Premiação Cosplay
- 19h30min - Randon de K-Pop
- 20h - Encerramento