Com mais de 10 mil inscritos de 76 países diferentes e expectativa de receber até 20 mil participantes, o South Summit Brasil promete agitar o mundo dos negócios em tecnologia e o conhecimento na área, com dezenas de palestrantes. O evento também será uma oportunidade para conhecer a cidade e a noite porto-alegrense. Os estabelecimentos, em sua maioria, são novos e ocupam espaços em diversos pontos boêmios da Capital, como nos bairros São Geraldo e Navegantes, no 4º Distrito.
Com o status de maior evento do país na área da inovação, o South Summit Brasil — encontro global entre startups, especialistas e investidores — será realizado de 4 a 6 de maio, nos armazéns 4, 5 e 6 do Cais Mauá, em Porto Alegre.
Nos três dias do evento, o South Summit organizou uma agenda para os participantes curtirem a cena noturna da cidade, e no primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (4), uma das sugestões é começar com experiências no bairro Moinhos de Vento e arredores, uma região cheia de bares e restaurantes charmosos, além de contar com um dos parques mais bonitos da cidade — o Parcão. Na arborizada Rua Dinarte Ribeiro, as indicações são a Vineria, estabelecimento com jardim e experiências em vinho e gastronomia sofisticada; e o Mesa, inspirado na culinária italiana e com um cardápio de coquetéis para todos os gostos.
No Dionisia Restaurante VinoBar (R. Padre Chagas, 314), a principal atração fica por conta dos 64 rótulos de vinho do mundo todo, servidos direto nas torneiras, em sistema de auto atendimento, conforme ressalta a proprietária, Jaqueline Meneghetti. Oito deles são "Let's Wine", pela metade do preço o dia todo.
— É o único e primeiro vinobar com tantas torneiras da bebida na Capital. Com isso, a nossa ideia é proporcionar uma viagem pelo mundo do vinho aos nossos clientes. Além disso, temos uma gastronomia contemporânea, sem deixar os clássicos de lado — diz Jaqueline.
Já na quinta-feira (5), além do show da banda norte-americana Metallica, com abertura do grupo Greta Van Fleet, que ocorre no estacionamento da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787), a dica é ficar na área do próprio Cais Mauá e conhecer os bares e cafés do Cais Embarcadero, espaço próximo à Usina do Gasômetro, onde a orla foi revitalizada. A pedida para começar a noite é o Night Summit for SaaS, um happy hour no Fuga Bar, localizado no pavilhão A7, e a inscrição pode ser feita diretamente no site.
Também na quinta, será realizada a Festa Oficial do South Summit na área de foodtrucks do próprio evento. Desde o fim da programação até à meia-noite, os participantes poderão aproveitar atrações musicais e ampliar o networking. O Instituto Caldeira (Tv. São José, 455, Navegantes) também oferecerá happy hour, das 17h às 19h, durante os três dias do evento. O espaço irá oferecer cervejas e um ambiente descontraído ao som de um DJ convidado.
A poucos metros do Cais Mauá, os participantes do evento não podem perder a oportunidade de conhecer a Casa de Cultura Mario Quintana (Travessa dos Cataventos, s/n) e os dois bares do local. No icônico antigo Hotel Majestic, que foi residência do poeta Mario Quintana e hoje abriga um rico acervo da pimentinha Elis Regina, o espaço abriga o Térreo CCMQ e o Lola. Participantes do evento receberão um chope cortesia de qualquer uma das 12 torneiras de cervejas artesanais locais no Térreo, que é um espaço recém-inaugurado. No último andar da Casa de Cultura está o Lola, um charmoso bar de tapas, com uma das vistas mais lindas de Porto Alegre. O estabelecimento também vai conceder 10% de desconto aos participantes do South Summit.
Uma das regiões que mais cresce em Porto Alegre é o 4º Distrito, antiga zona industrial da Capital. E para o "sextou", após a maratona de palestras e rounds de investimentos, a pedida é conhecer os bares da região que se tornou genuinamente cervejeira. Entre eles está o Nosso Tap Room, com 25 torneiras da Veterana e Ruradélica, duas cervejarias porto-alegrenses. Das 17h à meia-noite, os proprietários apostam nas cervejas mais lupuladas e autorais, mas sem esquecer as opções mais tradicionais.
— A expectativa é de que o pessoal vá para a região, estamos preparando os cardápios em inglês e espanhol, assim como haverá programação musical, porque acreditamos que o pessoal vá estender o South Summit e vá para o 4º Distrito. A música vai do samba ao rock internacional, com uma pegada anos 1980 e 1990. E também vamos apresentar lançamentos das nossas cervejas — conta Vinícius Cordeiro, sócio-proprietário do bar.
Também no 4º Distrito, destacam-se o 4Beer (Av. Polônia, 200, São Geraldo), com 34 torneiras de chope saídas diretamente da câmara fria da cervejaria; o Alcabar (Tv. São José, 515, Navegantes), pub da cervejaria Al Capone, uma das mais clássicas da cidade; e a Bodoque (Av. Guido Mondim, 40, São Geraldo), que está oferecendo 10% de desconto nas cervejas e 10% nos sanduíches aos participantes do South Summit.
Ainda na região, o Jardim São Geraldo, inspirado na temática de Alice no País das Maravilhas, também é um bar acolhedor com pátio, mesas longas e luzinhas; e o Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373, Floresta) é mais uma opção na região para comer bem e ouvir uma boa música.
O bar preparou uma programação especial para os dias do South Summit, show ao vivo da Banda do Espaço, com entrada gratuita na quinta e lançamento do álbum Só a Canção, de Cláudio Levitan, na sexta-feira (6), com o primeiro show presencial após a pandemia. O baterista Fernando Pezão e o pianista Fernando Corona acompanham Levitan. O consumo de bebidas e comidas terá 10% de desconto para os participantes do evento de tecnologia.