O homem que atacou o comediante Dave Chappelle durante uma apresentação em Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite desta terça (3), foi preso e acusado de "agressão com arma mortal". Isaiah Lee, 23 anos, está sob custódia com fiança fixada em US$ 30 mil, segundo a revista People.
O suspeito invadiu o palco e agrediu comediante, mas foi rapidamente contido por seguranças. Chappelle realizava um show ao vivo como parte de um festival de comédia promovido pela Netflix. Segundo um porta-voz disse à People, a arma utilizada foi "uma réplica de revólver com uma faca".
O momento foi registrado em vídeos que circulam pela internet. Nas imagens, o homem aparece subindo ao palco onde o humorista se apresentava e tentando derrubá-lo. Em seguida, ele foi atendido em uma ambulância.
Chappelle, que não se machucou, retornou ao palco após o incidente. Ele ainda debochou da situação, afirmando que o agressor era "um homem trans", em referência à controvérsia que se deu, no ano passado, com o especial Encerramento, da Netflix. No programa, ele disse que "gênero é um fato" e causou indignação na comunidade transgênero — à época, funcionários transsexuais da plataforma de streaming chegaram a organizar protestos em repúdio ao programa.
Momentos depois da agressão a Chappelle, Chris Rock, que havia se apresentado horas antes, subiu ao palco e brincou: "Era o Will Smith?", em alusão ao tapa que recebeu no Oscar 2022.