Foi o escritor Ian McEwan que certa vez definiu Steven Pinker como “um desses cientistas extraordinários que sabem atrair a atenção dos leigos”. Considerado pela revista Time, em 2004, como uma das cem pessoas mais influentes do mundo, o psicólogo canadense e especialista em ciência cognitiva, 66 anos, é o segundo convidado da temporada 2021 do Fronteiras do Pensamento, que tem como tema Era de Reconexão. A conferência de Pinker será transmitida online nesta quarta (8), às 20h. Ainda é possível realizar inscrição para a temporada no site fronteiras.com.
Em best-sellers como Como a Mente Funciona (lançado no Brasil em 1998), Tábula Rasa (2004) e Do que É Feito o Pensamento (2008), o autor enveredou pelos mecanismos da evolução e da mente humana. Mas o pensador canadense é sobretudo um humanista, e é por isso que em um livro recente, O Novo Iluminismo (2018), defende que, apesar das pedras no caminho, o mundo está no caminho da prosperidade se observado em perspectiva histórica. Saúde, segurança, conhecimento e felicidade estão em ascensão. A constatação é importante também porque, segundo ele, a ideia de que o mundo estaria em decadência alimenta arroubos populistas.
Seus livros são testemunhos de um pensador não convencional. Defensor da ciência – o que não é uma obviedade nos tempos atuais –, Pinker questiona a ideia de que os seres humanos seriam apenas irracionais em sua mais recente obra, intitulada Rationality, ainda não publicada no Brasil.
O Fronteiras do Pensamento é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre, PUCRS, B3, parceria institucional Pacto Global e promoção do Grupo RBS.
Para ler Steven Pinker
"Os Anjos Bons da Nossa Natureza"
Embora ainda se testemunhe episódios de barbárie pelo mundo, Pinker argumenta, amparado em ampla pesquisa, que a violência está diminuindo com o passar dos séculos como modo de resolução de conflitos.
- Companhia das Letras, 1.088 páginas, R$ 104,90, tradução de Bernardo Joffily e Laura Teixeira Motta
"O Novo Iluminismo"
Neste livro, o autor registra uma defesa da razão, da ciência e do humanismo. Por meio de dados, aponta que as pessoas estão vivendo mais e melhor, ao contrário do que alguns costumam alardear. Esse avanço seria uma herança do Iluminismo.
- Companhia das Letras, 664 páginas, R$ 87,90, tradução de Laura Teixeira Motta e Pedro Maia Soares