A lista preliminar revisada com os aprovados no edital Trajetórias Culturais — mestra Sirley Amaro deve ser publicada nos próximos dias. Conforme apurado por GZH junto à Secretaria da Cultura do RS (Sedac), o resultado dos contemplados está sendo analisado pelo Instituto Trocando Ideia, executor do edital, após uma série de reclamações recebidas desde a última sexta-feira (7), quando foi divulgada a relação preliminar, pela segunda vez.
Em nota oficial, divulgada na segunda-feira (10), a Sedac informou que solicitou ao Instituo Trocando Ideia que publique, junto com a listagem final, as informações sobre a cota pela qual o candidato foi selecionado (se houver) e a qual município da região funcional ele pertence. "O objetivo é dar mais transparência ao processo e facilitar a apresentação dos recursos por parte dos candidatos, assim como o controle social".
Rafael Balle, diretor do Departamento de Fomento da Secretaria da Cultura, afirmou à GZH que a revisão também irá conferir outras premiações dos inscritos — já que os contemplados não podem ter vencido outros editais com recursos da Lei Aldir Blanc, seja em âmbito municipal ou federal.
— Serão cruzadas outras inconsistências, conforme levantado por diversos inscritos desde o fim de semana. A intenção é que a lista preliminar seja divulgada ainda nesta quarta (12) ou quinta-feira (13) — afirmou Balle.
Após a publicação da nova lista, os candidatos poderão apresentar recurso questionando o resultado em até cinco dias úteis a partir da divulgação. A Sedac informou ainda que os candidatos podem enviar novos apontamentos, sugestões ou reclamações para o e-mail premiotrajetoriasculturaisrs@gmail.com.