A Casa de Cultura Mario Quintana cancelou sua reabertura, prevista para esta quinta-feira (17). Nas redes sociais, a instituição, fechada desde março, informou que a decisão se deu por conta do aumento de casos de coronavírus em Porto Alegre.
"Reavaliamos nosso cronograma e acreditamos ser mais adequado adiar o retorno, visto que a relação do nosso público com a Casa costuma ser de permanência e convívio próximo, o que nos parece poder tornar-se um potencial risco sanitário aos visitantes e servidores nesse momento", escreveu a instituição na publicação.
Outro fator que acarretou na decisão de não reabrir é o fato de que o local segue em obra de adequação do Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI), o que pode trazer transtornos aos visitantes. A previsão de conclusão é para dezembro.
"Lamentamos ter que adiar nosso desejo de nos reencontrarmos fisicamente e esperamos logo poder anunciar uma nova data de reabertura. Enquanto isso, seguimos conectados por aqui!", concluiu.
Além do projeto de PPCI, há planos de outras reformas para os cinemas da Casa de Cultura. A Associação de Amigos da Cinemateca Paulo Amorim trabalha na reformulação de duas das três salas e na criação de um núcleo de pesquisa e memória do cinema gaúcho, em 2021. As salas Paulo Amorim e Norberto Lubisco devem receber uma atualização. Ambas ainda não contam com a projeção digital DCP, padrão do mercado cinematográfico — a sala Eduardo Hirtz já opera com esse sistema desde o ano passado.