A organização da Casa de Cultura Mario Quintana anunciou nesta quinta-feira (5) que irá reabrir no dia 19 de novembro. O prédio está com as atividades suspensas desde março por conta da pandemia de coronavírus.
A CCMQ voltará com horário de funcionamento restrito: de terça-feira a domingo, das 11h às 17h. Mais detalhes sobre como será a reabertura serão divulgados nos próximos dias.
Em nota publicada nas redes sociais, a organização garantiu que segue com "os procedimentos de restauro e manutenção dos equipamentos de segurança da Casa e adequação das instalações aos protocolos de prevenção à covid-19, para que em breve possamos nos reencontrar em segurança".
Enquanto esteve fechado, o prédio passou por uma uma obra de adequação ao plano de prevenção contra incêndio (PPCI), cuja previsão de término é para dezembro. Alguns espaços também estarão sob nova administração na reabertura.
Conforme a Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana informou à reportagem de GZH, os novos administradores estarão mais alinhados com o perfil desejado para a CCMQ. Uma das novidades é a Livraria Taverna O estabelecimento ocupará a loja que fica no térreo, na esquina entre a Rua da Praia e a Travessa dos Cataventos, e deverá ser inaugurado em dezembro.
Também estão previstas reformas para os cinemas da Casa de Cultura. A Associação de Amigos da Cinemateca Paulo Amorim trabalha na reformulação de duas das três salas e na criação de um núcleo de pesquisa e memória do cinema gaúcho, em 2021. As salas Paulo Amorim e Norberto Lubisco devem receber uma atualização. Ambas ainda não contam com a projeção digital DCP, padrão do mercado cinematográfico – a sala Eduardo Hirtz já opera com esse sistema desde o ano passado.