Por Juliana Ledur Stucky
Psicóloga, doutoranda em Psicologia Política
O Fronteiras do Pensamento contará com o psicólogo social Jonathan Haidt na conferência do dia 30 de setembro. Haidt é nova iorquino, nascido em 1963, professor da Stern School of Business na Universidade de Nova York, autor de livros como The Happiness Hypothesis e The Righteous Mind: Why Good People are Divided by Politics and Religion e de uma infinidade de artigos científicos. Mas talvez seu grande diferencial seja o fato de pesquisar sobre um tema que nos é tão caro, que envolve todas as decisões que tomamos em nossa vida, ainda que nem sempre nos demos conta: a moralidade.
E Haidt o faz com uma habilidade fenomenal: consegue ser o pesquisador relevante que é, ao mesmo tempo em que transforma os dados de suas pesquisas em palavras simples para seus ouvintes. Haidt escreve livros e confere palestras para um público diversificado, tem preocupação genuína em transformar a ciência e seus achados em informação. Ele tem muito a nos contar, e o fará da melhor forma possível.
Faça uma busca por “Jonathan Haidt” no Google e você encontrará mais de 1 milhão de resultados – publicações científicas, conferências no TED (Technology; Entertainment; Design), artigos assinados no New York Times, até referência ao seu nome na série de televisão americana Billions, estrelada por Paul Giamatti. Haidt é pop no melhor uso desta expressão: ele acessa a todos de diferentes formas.
Haidt conhece Porto Alegre. Quando o visitei em seu departamento na Universidade de Nova York, em dezembro de 2018, para falar sobre meu projeto de doutorado, relembrou a cidade onde nasci. Em seu livro The Righteous Mind, algo como “A mente justa”, sua passagem pela capital gaúcha é citada na página 23, quando ele conta o quanto a cidade não lhe pareceu em nada com o que imaginava, já que deparou com um local absorvido em suas raízes de imigrações portuguesa, alemã e italiana. Naquela época (fim dos anos 1980), Haidt estava construindo seus estudos sobre moralidade e seus atravessamentos culturais. Foi recebido em Porto Alegre por outra grande pesquisadora, a professora gaúcha Silvia Koller. No livro, Haidt mostra como os julgamentos morais surgem não da razão, mas dos sentimentos mais íntimos que carregamos, e afirma que devemos ficar atentos frente àqueles que insistem em dizer que existe uma única moral para todas as pessoas, em todos os lugares e em todos os tempos. Haidt faz um convite a seus leitores para se desarmarem do embate vazio e se afastarem das divisões, buscando a compreensão mútua.
Seus estudos centrados na moralidade passam por temas como julgamento moral, polarização e populismo, psicologia positiva e diversidades de pontos de vista. É coautor da Teoria dos Fundamentos Morais, que busca compreender por que a moralidade varia tanto nas diferentes culturas e, ainda assim, demonstra tantas semelhanças. O site yourmorals.org oferece acesso para quem quiser aprender mais sobre moralidade, ética e valores e, ao mesmo tempo, contribuir com a pesquisa científica ao responder os questionários ali disponíveis. Ele é organizado por um grupo de professores de universidades norte-americanas, entre eles o nosso conferencista. A partir dos dados imputados pelos participantes, pesquisas sobre moralidade são produzidas ali, buscando responder, por exemplo, por que as pessoas tendem a discordar umas das outras de forma tão apaixonada sobre o que consideram certo, ou por que existe tanta hostilidade entre pessoas que se organizam em diferentes partidos políticos.
Haidt é, sem dúvida, uma mente brilhante que merece ser ouvida. O tema do Fronteiras do Pensamento nesta temporada é Reinvenção do Humano. Nosso tempo tem nos provocado inúmeras transformações, sejam elas para tolerar o peso da polarização, o receio do autoritarismo ou a saudade que o distanciamento social tem nos demandado. Não tenho ideia de como Haidt irá compor sua fala, mas acredito que não exista tempo melhor para escutá-lo. “Já que estamos todos presos aqui por um tempo, então, vamos tentar resolver e fazer dessa convivência a melhor possível”, nos sugere com ânimo e humanidade Haidt nas páginas finais de The Righteous Mind.
O Fronteiras 2020
• O norte-americano Jonathan Haidt participará do Fronteiras do Pensamento em 30 de setembro. A temporada 2020 do Fronteiras será em plataforma digital. A primeira conferência, de Andrew Solomon, será no dia 9 de setembro. Os demais participantes são Mia Couto (em 16/9), Paul Collier (7/10), Timothy Snyder (21/10), Alain Mabanckou (4/11), Fritjof Capra (18/11) e Isabela Figueiredo (9/12).
• As inscrições podem ser feitas com descontos que vão de 30% (valor total parcelado em 6x de R$ 161) a 50% (valor total parcelado em 6x de R$ 115). Confira os grupos de descontos em fronteiras.com.
• O Fronteiras do Pensamento é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento e Gerdau, empresa parceira Unicred RS, universidade parceira UFRGS, apoio educacional Colégio JPSul e promoção Grupo RBS.