O 11° álbum de estúdio de Pearl Jam já tem nome e data para estrear. Gigaton sai no dia 27 de março, sob o selo Monkeywrench Records/Republic Records, nos Estados Unidos, e Universal Music, em outros países. A banda de Seattle, que sempre fez questão de se posicionar com temas políticos, especialmente contra membros do partido Republicano nos EUA, deve abordar temas como intolerância e ódio nos tempos atuais.
De acordo com o guitarrista Mike McCready, a gravação do álbum foi uma longa jornada entre os parceiros de banda. "Foi emocionalmente sombrio e confuso, mas também um roteiro experimental para a redenção musical. Me proporcionou amor, consciência e conhecimento da necessidade de conexão humana nesses tempos", escreveu o músico no site oficial da banda.
A questão ambiental também estará presente, ao menos na capa, com uma imagem que pode ser entendida como alerta ao aquecimento global. A imagem, em Svalbard, na Noruega, foi registrada pelo fotógrafo e biólogo marinho canadense Paul Nicklen's e mostra geleiras derretendo, jorrando água como uma cachoeira. O primeiro single será Dance of the Clairvoyants, e deve ser divulgado nas próximas semanas.
Além de anunciar o disco, a banda confirmou agenda de shows pela América do Norte. A primeira apresentação será em Toronto, no Canadá, em 17 de março, e a última está marcada para Oakland, na Califórnia, nos Estados Unidos, em 19 de abril. O grupo já havia divulgado, há algumas semanas, que fará turnê pela Europa durante o verão local. Lá, a agenda começa na Alemanha, em 23 de junho, e termina na Holanda, no dia 23 de julho. A relação completa de datas e locais está publicada no site da banda.