A banda Pearl Jam costuma se posicionar politicamente. Com show marcado no Rio nesta quarta-feira (21), o grupo americano liderado por Eddie Vedder mostrou que está atento aos últimos acontecimentos na capital fluminense. Horas antes da apresentação no Maracanã, o grupo publicou no Facebook uma peça gráfica com o desenho de tucanos armados com fuzis. Ao fundo, casebres retratam uma favela.
A arte é assinada por Ravi Amar Zuppa, que explicou o significado da peça em um texto publicado na rede social da banda. "Essa peça de arte é uma homenagem ao Rio de Janeiro — particularmente às pessoas que moram nas favelas que, apesar da desigualdade obscena, encontram maneiras de criar cidades à beira dos morros. A inspiração para os desenhos dos ninhos e dos passarinhos veio das composições absurdas com animais que Bosch pintou no final do século 15. Baseei os desenhos dos pássaros em espécies nativas do Brasil (tucano, bem-te-vi e papagaio)", escreveu o artista.
Com a intervenção federal anunciada por Michel Temer em fevereiro, e o assassinato da vereadora Marielle Franco na semana passada, o Rio virou o centro dos debates sobre segurança pública no Brasil e no mundo.
Aos 53 anos, o vocalista Eddie Vedder costuma fazer apresentações com críticas sociais. Ele já apoiou uma organização que incentiva a educação de meninas, fez uma homenagem aos mortos no atentato de Paris em 2015 em show no Morumbi, em São Paulo e, em 2003, época em que George W. Bush era presidente dos Estados Unidos, jogou no chão e pisoteou uma máscara com a imagem do mandatário.