De Leandro Karnal a Jout Jout, há uma característica que une mesmo os mais diferentes youtubers: via de regra, eles atraem seguidores mais interessados em suas interpretações sobre assuntos diversos do que em seus pitacos sobre temas específicos.
É nessa esteira que formadores de opinião com carreira consolidada encontram espaço para unir a atividade com que estão habituados e o formato mais popular da década. Caso de Martha Medeiros, que estreia nesta quarta-feira, às 21h30min, seu canal no YouTube, o M de Martha.
Surgida de uma sugestão da produtora carioca Turbilhão de Ideias Entretenimento, que encontrou ressonância em uma ideia engavetada da escritora, o M de Martha se assemelha mais aos talk-shows que ela apresenta em palcos pelo Brasil do que a seus textos publicados em Zero Hora e O Globo.
Os 13 episódios vão tratar sobre temas diversos, com apenas um ponto em comum: todos devem começar com M. O primeiro episódio disponível chama-se M de Muitas e vai tratar, em seis minutos, sobre a necessidade que a agora youtuber tem de se renovar constantemente. Em seguida, devem ir ao ar episódios como M de Máquina de Escrever, sobre sua carreira como escritora, M de Mama, sobre topless, e M de Mick e McCartney, sobre a relação de Martha com o rock.
– Meu nome é Martha Mattos de Medeiros. Tudo M. Um dia, pensando nisso, vi que o mundo feminino tem muito presente a letra M: menina, moça, mulher, musa, menopausa, menstruação... Fiquei com isso na cabeça e acabei indo para além do mundo feminino, mas com a ideia da letra na cabeça. Eu já tinha a ideia de fazer algo para me aproximar do mundo digital, para ampliar as possibilidades do meu público – conta a escritora.
É claro que o fato de ter duas filhas jovens – uma de 27 anos, outra de 22 – tem forte influência no novo passo dado por Martha Medeiros: ela conta que chegou a incorporar hábitos de consumo dos membros mais jovens da sua família.
– Elas só se conectam com o que acontece no mundo pelas redes sociais ou por canais do YouTube. Eu tinha uma resistência a tudo isso, mas foi tudo tão rápido que não tive como fugir. Hoje, quase sem perceber, me informo e me entretenho mais pela internet – diz a autora.
Se a temática do canal deve ser ampla e ir do topless à literatura, um assunto deve ficar de fora – pelo menos nesta primeira temporada. Lançado a menos de duas semanas do primeiro turno das eleições, o canal não abordará política. Apesar de ter posições claras, Martha avalia que o momento (os episódios foram gravados todos há mais de um mês) e o espaço não são propícios para esse tipo de debate.
– Estou totalmente engajada no movimento #elenão (hashtag usada por quem se opõe à candidatura de Jair Bolsonaro), porque acho algo fundamental para o país, mas não vou falar absolutamente nada sobre as eleições. Mais adiante, quem sabe, mas não agora.