A youtuber Julia Tolezano alcançou uma das maiores audiências de seu canal Jout Jout Prazer ao ler, em vídeo, o livro infantil A Parte que Falta, originalmente publicado nos Estados Unidos por Shel Silverstein, em 1976. O vídeo, publicado na terça-feira (20), contabilizou mais de um milhão de visualizações em dois dias. O sucesso do conteúdo pode ser atribuído às questões existenciais e filosóficas abordadas no clássico, relançado no Brasil em fevereiro pela Companhia das Letras. De acordo com a editora, houve um aumento significativo na procura do livro após a publicação do vídeo por Jout Jout, no entanto, ainda não é possível afirmar com exatidão o número de pedidos.
Em A Parte que Falta, o poeta, músico e ilustrador Shel Silverstein narra a trajetória de uma figura circular em busca de um pedaço que se encaixe perfeitamente nela. O "personagem" passeia apreciando a jornada, passa por situações difíceis e tenta encaixar em si diversas partes até encontrar aquela que acredita ser a ideal. Para Jout Jout, que chegou a chorar durante a leitura do livro, a obra é uma metáfora para a vida. Silverstein apresenta uma discussão sobre a busca da felicidade com uma linguagem simples.
– Quero dar esse livro para todas as pessoas que eu conheço – afirmou a youtuber.
De acordo com a Companhia das Letras, em breve, deve chegar às livrarias a continuação da obra, A Parte que Falta Encontra o Grande O.
Procurada por GaúchaZH, a editora disse ainda que foi surpreendida com o vídeo de Jout Jout.
– Foi uma ação totalmente espontânea da youtuber que evidencia o que a combinação de um bom livro e uma excelente comunicadora pode causar. Desde a publicação do livro no canal de Jout Jout no youtube, o vídeo já supera a marca de 1 milhão de visualizações. O livro está em primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Amazon e já foi solicitada pela editora uma reimpressão do título com o aumento dos pedidos em mais de cem vezes pelas livrarias – disse a Companhia das Letras, em resposta por e-mail.
Asssita ao vídeo: