De um jogo de cartas sobre personalidades negras a um espetáculo teatral com um palhaço surdo, em língua de sinais. Os projetos contemplados pelo programa de fomento cultural Rumos, no biênio 2017-2018, foram revelados nesta segunda-feira (28) e mostram foco em diversidade e acessibilidade. Do Rio Grande do Sul, há quatro iniciativas contempladas: A Linha Imaginária que Percorre o Coração do Brasil (Anderson Astor Schwingel), A Última Invenção (Grupo de Teatro de Pernas pro Ar LTDA), Beco do Rosário – vol. 2 (Ana Koehler Ilustrações) e Tertúlia Visceral (Joner Produções Artísticas e Eventos).
O programa é uma ação do Itaú Cultural, realizada, bienalmente, há mais de 20 anos. Para a nova edição, ao todo foram selecionados 109 projetos, de todos os Estados e Distrito Federal, a partir de mais de 12.600 inscrições, que vieram também de outros 18 países, como Argentina, Canadá e Moçambique. Somente do RS, foram mais de 500 projetos inscritos.
Cerca de 40 avaliadores fizeram a seleção e o resultado, de acordo com o próprio Itaú Cultural, foi um grande número de projetos com temáticas atuais de diversidade e inclusão, com assuntos como questões ligadas à negros, pessoas LGBTQIA+, indígenas e à mulher, além de propostas inclusivas, para pessoas surdas ou cegas, por exemplo.
"Observamos nesta edição que, em projetos como esses, de perfil étnico e de comunidades específicas, há uma maior participação do artista, pesquisador ou agente da obra proposta, que passa a ser objeto e sujeito da ação a que se propõe", disse o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, em comunicado.
A variedade na seleção se dá não apenas no campo de temáticas, mas nas próprias atividades culturais contempladas. São espetáculos teatrais, projetos audiovisuais, instalações artísticas e até mesmo quatro histórias em quadrinhos. Projetos de cinema lideram a lista final, com 14% dos selecionados. Em seguida, estão projetos sobre patrimônio e memória (13,8%), teatro (11,9%), música (11,0%) e artes visuais (10,1%).
Uma dessas histórias em quadrinhos é Aconteceu Comigo - Histórias Reais de Mulheres, de Laura Tuma de Athayde, uma série de HQs curtas que falam sobre violência, racismo, maternidade e pressão estética, enviadas por mulheres nas redes sociais da autora. Já outra, Monstrans: Experimentando Horrormônios, sobre a transição de gênero da autora, Lina Alves Arruda.
Assim como na última edição, a região Sudeste lidera a lista de projetos selecionados, com 42,20% do total. Em seguida, entre os aprovados, vêm a região Nordeste (33,3%), Norte (11,93%), Sul (9,17%) e Centro-Oeste (3,67%).
Saiba mais sobre os projetos gaúchos
A Linha Imaginária que Percorre o Coração do Brasil (Anderson Astor Schwingel)
Porto Alegre-Rio Grande do Sul
Região impactada: Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins
Modalidade: Criação e desenvolvimento
Tema: Artes visuais
Esta residência prevê uma viagem dos artistas Anderson Astor e Túlio Pinto entre Belém, no Pará, e Laguna, em Santa Catarina, em um processo de deslocamento lento e constante por meio de bicicletas. Ao longo do trajeto – que deve tomar cerca de 90 dias e vai se aproximar tanto quanto possível da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas – os artistas terão um intenso período de imersão em diferentes realidades. Sua principal ferramenta será a fotografia e seu entorno será o tema de trabalho. A produção diária dos artistas será influenciada pelo meio em que estão inseridos e será incentivada pela aproximação constante com pessoas e localidades distintas encontradas ao longo do caminho.
A Última Invenção (Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar LTDA)
Canoas-Rio Grande do Sul
Região impactada: Rio Grande do Sul
Modalidade: Criação e desenvolvimento, pesquisa e desenvolvimento
Tema: Teatro
Luciano Wieser, construtor de maquinarias de objetos de um teatro peculiar, parte de uma pesquisa na qual consegue extrair poesia de algo bruto, criando uma dramaturgia própria vinda das histórias desses objetos, de suas mecânicas e funcionalidades. O projeto visa dar continuidade à pesquisa, criando e construindo dez maquinarias de cena para compor o próximo espetáculo/instalação teatral do grupo, A Última Invenção.
Beco do Rosário (vol. 2) (Ana Koehler Ilustrações)
Porto Alegre-Rio Grande do Sul
Região impactada: Rio Grande do Sul
Modalidade: Criação e desenvolvimento
Tema: HQ
Com arte em nanquim e bico de pena e colorização com aquarela, esta HQ conta a história de três amigos de infância na Porto Alegre da década de 1920, uma cidade que busca a modernidade mas ainda é cheia de velhos becos, íngremes e tortuosos, onde se concentram os "marginais". Para alguns, modernizar a cidade é acabar com esses lugares do "atraso"; já para outros, esses lugares são lares, próximos às mais belas ruas do centro. O que acontece, então, quando situações tão opostas reúnem amigos de infância?
Tertúlia Visceral (Joner Produções Artísticas e Eventos)
Porto Alegre-Rio Grande do Sul
Região impactada: Bahia e Rio Grande do Sul
Modalidade: Criação e desenvolvimento
Tema: Música
Projeto que reúne Bule Bule e Pedro Ortaça, dois mestres da música popular brasileira de raiz para criação de canções que comporão um disco vinil. O encontro acontecerá em etapas: Bule Bule viajará para o interior do Rio Grande do Sul, em São Miguel das Missões, para conhecer o ambiente onde vive Pedro Ortaça, e este, por sua vez, viajará para o interior da Bahia, em Camaçari, onde vive Bule Bule.