
As consequências de um mundo em que todo mundo pode falar mas parece pouco inclinado a ouvir são o tema que conecta a programação 2018 do Fronteiras do Pensamento. O ciclo de palestras, que será realizado de 14 de maio a 19 de novembro, terá em sua programação nomes que debatem pluralidade, questões de gênero, relações entre identidade com a política, feminismo, imigração e o papel da arte.
– Escolhemos trabalhar com o conceito "mundo em desacordo". A tecnologia permitiu que vivêssemos como se estivéssemos em uma grande comunidade, uma ágora digital em que produziríamos um grande consenso de natureza ética, moral, estética. Mas o fato é que vivemos essa grande ilusão de um acordo impossível numa sociedade fraturada, marcada por uma profunda divergência sobre como viver, valores de família, da arte, o papel do homem, da mulher, os limites da linguagem – explica Fernando Schüler, cientista político, professor do Insper e curador do Fronteiras.
Há muita literatura. De Javier Cercas e Alejandro Zambra, duas gerações de letras em espanhol, até a recente revelação francesa Leïla Slimani. Além disso, três nomes dentre os 11 participantes estão ligados às artes visuais. Além de Ai Weiwei, grande destaque internacional do evento, Vik Muniz estará no debate de abertura. E Catherine Millet, amplamente conhecida como escritora, é uma das mais agudas críticas de arte da França, fundadora da prestigiada revista Art Press.
O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS e empresas parceiras CMPC Celulose Riograndense e Souto Correa. A parceria institucional é da Unicred. Universidade parceira UFRGS e promoção Grupo RBS.
OS CONVIDADOS
FERNANDA TORRES E VIK MUNIZ - 14 DE MAIO

Uma das novidades na programação do Fronteiras do Pensamento para 2018 é a ampliação do número de debates com mais de um convidado dividindo o palco. Em 2017, por exemplo, houve só um, entre o economista brasileiro Eduardo Giannetti e o filósofo francês Gilles Lipovetsky. Neste ano, dos oito encontros, três seguirão esse modelo, incluindo o evento de abertura, um papo entre a atriz e cada vez mais escritora Fernanda Torres e o artista Vik Muniz, no dia 14 de maio.
De acordo com o curador Fernando Schüler, o primeiro encontro servirá para discutir o Brasil pelas visões de dois artistas de trajetórias múltiplas. Fernanda é atriz de teatro, cinema e TV, colunista do jornal Folha de S. Paulo. Recém lançou seu segundo romance, A Glória e seu Cortejo de Horrores (Companhia das Letras). Vik Muniz é um dos artistas brasileiros de maior visibilidade internacional, também mostrou sua arte em situações mais "populares" como aberturas de novelas e capas de discos.

LEÏLA SLIMANI - 18 DE JUNHO
Escritora marroquina radicada na França desde a adolescência, foi agraciada em 2016 com o maior prêmio literário de língua francesa, o Goncourt, por seu romance Canção de Ninar, recentemente publicado no Brasil pelo selo Tusquets. O livro aborda o cotidiano de uma família de classe média e sua relação de codependência com a babá dos filhos. 18 de junho.

CATHERINE MILLET - 2 DE JULHO
Crítica de arte, fundadora e editora da Art Press, uma das mais influentes revistas de arte francesas, provocou alguma polêmica em 2001 com a publicação de seu livro de memórias eróticas A Vida Sexual de Catherine M. Também esteve no noticiário há poucos meses como uma das signatárias do recente manifesto de mulheres francesas em resposta ao movimento feminino #metoo.

JOSÉ EDUARDO AGUALUSA - 6 DE AGOSTO
Romancista angolano, considerado um dos mais destacados autores em língua portuguesa hoje. É autor de O Vendedor de Passados e Teoria Geral do Esquecimento. Seu romance mais recente é A Sociedade dos Sonhadores Involuntários, sobre a prisão de manifestantes em Angola.

SIDDHARTA MUKHERJEE - 3 DE SETEMBRO
Oncologista e pesquisador indiano com formação em biologia e imunologia, Mukherjee se tornou um dos grandes nomes da atual divulgação científica com seu best-seller de 2012 O Imperador de Todos os Males, no qual realiza uma "biografia" do câncer, enfocando a evolução das pesquisas e do conhecimento científico sobre a doença, de seus primeiros registros até a atualidade.

AI WEIWEI - 8 DE OUTUBRO
Grande atração internacional desta edição, o artista chinês Ai Weiwei combina em seu trabalho novas tecnologias e mensagens políticas engajadas. É um crítico incisivo do governo chinês e militante pelos direitos humanos – um de seus trabalhos mais recentes, a escultura A Lei da Jornada, sobre a crise mundial dos refugiados, entra em exposição este mês na Bienal de Sidney.
JAVIER CERCAS E ALEJANDRO ZAMBRA - 22 DE OUTUBRO
Duas gerações da literatura em língua espanhola. O espanhol Cercas, 56 anos, criou grandes romances sobre o passado de seu país, como Soldados de Salamina e Anatomia de um Instante.

O chileno Zambra, 42, produz narrativas curtas que discutem os limites da forma literária, como o recente Múltipla Escolha.

MARK LILLA E LUIZ FELIPE PONDÉ - 19 DE NOVEMBRO
Um encontro para discutir política, poder e sociedade. O norte-americano Mark Lilla é autor de A Mente Imprudente e A Mente Naufragada, duas obras sobre as relações entre os intelectuais e a política.

Filósofo, Pondé é uma das vozes mais provocadoras do atual pensamento conservador brasileiro.

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2018
- Ciclo de conferências entre 14 de maio e 19 de novembro.
- Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110, Porto Alegre)
- Classificação etária: 16 anos.
- Ingressos: Só serão comercializados pacotes para todo o ciclo de conferências, no valor de R$ 1.780 (pode ser parcelado em cinco vezes no cartão de crédito). Há descontos de 50% para participantes de edições anteriores, médicos cooperados Unimed Porto Alegre, professores da PUCRS e da UFRGS e colaboradores do Hospital Moinhos de Vento.
- À venda a partir de desta quinta-feira (15) no site ticketsforfun.com.br.
- A partir do dia 19, à venda na livraria BamboLetras (Lima e Silva, 776), no Instituto Ling (João Caetano, 440) e no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698). Pacotes adquiridos até 22 de abril dão direito a um código especial que garante 50% de desconto na compra de outro pacote. Os descontos não são cumulativos. Informações pelo fone 4020-2050.
- Clube do Assinante: Titular do cartão Clube do Assinante tem 30% de desconto.