Doados pela escritora Paula Taitelbaum no ano passado, com o objetivo de serem direcionados a bibliotecas e escolas públicas gaúchas, exemplares do livro Bichológico estão sendo vendidos na banca da prefeitura de Porto Alegre na Feira do Livro de 2017. Os exemplares aparecem no estande, conforme foto publicada na manhã de sábado (4) na página da prefeitura no Facebook e divulgada no site oficial do órgão.
A escritora se manifestou em sua página em rede social. “Não comprem meu livro Bichológico na banca da Prefeitura da Feira do Livro! De jeito nenhum! Esses livros que ali se encontram não poderiam estar sendo comercializados, pois foram doados para serem direcionados a bibliotecas e escolas públicas. Amanhã tomarei as providências necessárias para que sejam retirados dali o mais rápido possível”, publicou Paula na noite de sábado (4).
Procurada pela reportagem, ela preferiu não se manifestar. Paula informou apenas que foi procurada por Sérgius Gonzaga, envolvido na coordenação do evento e responsável pela coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura. Segundo ela, Gonzaga teria afirmado que os livros seriam retirados da banca ainda neste domingo (5) e que o valor arrecadado até o momento com a venda dos exemplares de Bichólogico será repassados para a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, para a compra de outras obras.
GaúchaZH tentou contato com Sérgius Gonzaga até às 11h deste domingo (5) para comentar o ocorrido, mas não obteve retorno.
Atualização, às 17h57min do dia 5/11: Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal da Cultura informa: "Bichológicos serão retirados da banca da Prefeitura na Feira do Livro imediatamente. Sergius Gonzaga, coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura, disse que os livros não deveriam estar ali. Já solicitou a retirada e garantiu que o valor dos livros que foram vendidos (quatro exemplares) será direcionado às bibliotecárias da Biblioteca Josué Guimarães para que comprem outras obras".