Questões de gênero
Dentro da proposta desta edição do festival de investigar a política em seu sentido mais amplo, diferentes atrações colocam em cena questões de gênero. Um dos exemplos é o retorno aos palcos gaúchos da peça BR-Trans (dias 11 e 12), parceria do artista cearense Silvero Pereira (na foto) com a diretora gaúcha Jezebel De Carli. Neste trabalho tocante, Silvero incorpora uma persona para contar histórias do universo trans que ele documentou em uma extensa pesquisa. Entre os destaques neste segmento, também figura a peça gaúcha Até o Fim (dia 13), que traz o ator e performer João Carlos Castanha incorporando um personagem que canta na noite como transformista. A performance multimídia Castanha Remix (dia 14), de Gabriel Cevallos, traz uma releitura do filme Castanha (2014).
Destaques locais
Espetáculos gaúchos terão presença marcante neste Palco Giratório. Qual a Diferença entre o Charme e o Funk? (dia 16), do coletivo Pretago, reúne sete jovens artistas negros para abordar o tema da identidade a partir do corpo, da arte e da dança. Pequenas Violências – Silenciosas e Cotidianas (dia 12) é uma premiada peça da Cia. Stravaganza que examina o episódio de um atropelamento sem vítimas fatais do ponto de vista das testemunhas. Quem deseja uma experiência inquietante pode optar pela peça Medeamaterial (nesta sexta-feira), do GRUPOJOGO e da vai!ciadeteatro, que encena a releitura de Heiner Müller do mito de Medeia. Entre os destaques locais, também está o musical Dona Flor e Seus Dois Maridos (neste sábado e domingo), baseado em Jorge Amado, com direção de Zé Adão Barbosa.
Mostras de repertório
Além da Cia. Vértice de Teatro (RJ), que estará presente com dois aguardados trabalhos (leia mais na capa), outros grupos apresentarão mostras de repertório. Criado em 2003, o Teatro Máquina (CE) se caracteriza pela diversidade de recursos utilizados em suas produções. Estão na programação do festival Répéter (dia 19), Leonce e Lena (de Georg Büchner, dia 21), Diga que Você Está de Acordo! Máquina Fatzer (dia 22) e o infantojuvenil João Botão (dia 23). Já Esio Magalhães, referência na arte do palhaço com 20 anos de atuação, vem com seu Barracão Teatro (SP) para apresentar três trabalhos: WWW para Freedom (dia 21), O Pintor (dia 22) e Circo do Só Eu (24 e 25) – o primeiro para adultos; os demais com classificação etária livre.
Fora do eixo
Uma das características que diferenciam o Palco Giratório de outros festivais de teatro é o olhar atento à produção do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. São espetáculos que dificilmente chegariam ao Sul de outra forma. Entre os destaques “fora do eixo”, está Jacy (dia 15), do Grupo Carmin (RN). Valendo-se do gênero do teatro documental, a peça recompõe a vida de uma senhora de 90 anos que passou pela II Guerra Mundial e pela ditadura militar no Brasil. Entre os temas presentes, estão o abandono dos idosos e o crescimento desorganizado das cidades. Do Maranhão, vem a peça de teatro de rua A Carroça É Nossa (dia 17), do Grupo Xama Teatro, que ficará mais tempo em Porto Alegre para participar de um intercâmbio artístico, assim como o Coletivo Teatral Ser Tão Teatro (PB), do espetáculo Flor de Macambira (dia 18), e o grupo Ueba Produtos Notáveis (RS), de As Aventuras do Fusca a Vela (dia 14).
Sons no palco
Uma das atrações mais esperadas, já com ingressos esgotados, é a peça Caranguejo Overdrive (20 e 21), da Aquela Cia. de Teatro (RJ), que tradicionalmente se vale da música em cena. Inovando em relação a suas edições anteriores, o Palco Giratório deste ano traz um show musical. Johnny Hooker (dia 20, também esgotado) é um cantor pernambucano que tem obtido boa repercussão apresentando uma inusitada combinação de rock, samba, frevo e outros ritmos, com letras que versam sobre amor e dor-de-cotovelo. Ainda na seara da música, a ópera rock Capitão Rodrigo – A Saga de um Homem Comum (dia 12), dos gaúchos do Mosaico Cultural, aborda temas como injustiça social, descrença na representação política e violência.
COMO COMPRAR INGRESSOS
Horário das bilheterias
Venda antecipada no Sesc Centro (Alberto Bins, 665, fone 51 3284-2071), de segunda a sexta, das 8h às 19h45min (até as 15h para a apresentação do dia), e sábados, das 8h às 13h. Se houver disponibilidade, os ingressos poderão ser comprados no dia de cada apresentação, no respectivo teatro, uma hora antes do início da sessão.
Preços
R$ 10 (comerciários e dependentes com Cartão Sesc/Senac, estudantes, classe artística e maiores de 60 anos), R$ 15 (empresários com Cartão Sesc/Senac) e R$ 20 (público em geral). Os descontos serão concedidos mediante comprovação. Usuários do Cartão Sesc/Senac deverão apresentar o documento também na entrada do teatro.
Formas de pagamento
Na compra antecipada, serão aceitos dinheiro, cheque à vista e cartão de débito ou crédito (Visa, Mastercard e Hipercard, com parcela mínima de R$ 30).
Na compra de ingressos realizada nos locais dos espetáculos, será aceito somente pagamento em dinheiro.
Espetáculos em temporada
Algumas atrações têm preços e/ou pontos de venda diferentes: A Classe (de R$ 10 a R$ 40, antecipados na Casa Cultural Tony Petzhold), Corpobolados (de R$ 10 a R$ 20, na loja Sirius e lojas Manoa dos shoppings Rua da Praia e Bourbon Country e Escola de Dança Gafieira Club), ETC... (de R$ 10 a R$ 20, na loja Sirius), Tóin – Dança para Bebês (de R$ 10 a R$ 40, na bilheteria do Theatro São Pedro), Concentração (de R$ 10 a R$ 30, no Café do Duque, Armazém Porto Alegre, loja Sirius e site entreatos.com.br) e Bailinho da Laurita (de R$ 10 a R$ 20, na Casa de Teatro de Porto Alegre).