Para tentar conquistar novamente o título do Carnaval carioca, a Portela, que não vence a competição desde 1984, contratou Paulo de Barros, o carnavalesco mais famoso do Brasil. Conhecido pela ousadia, ele não desapontou ao levar efeitos especiais, coreografias criativas e paraquedistas aterrissando na avenida. O desfile da escola acabou com gritos de "é campeã!".
O samba-enredo No Voo da Águia, uma Viagem Sem Fim homenageou o pássaro, símbolo da escola, que fez uma viagem por toda a história da humanidade, passando pela Odisseia, de Homero, o Egito antigo e os grandes navegadores. Pela segunda vez consecutiva, a Portela levou à avenida paraquedistas. Três profissionais aterrissaram na Marquês de Sapucaí e abriram o desfile da escola na madrugada desta terça.
Leia mais
Com Sabrina Sato, Unidos de Vila Isabel abre segundo dia de Carnaval no Rio
Imperatriz Dona Leopoldina é a campeã do Carnaval 2016 de Porto Alegre
Famosos curtem o carnaval de Salvador
Depois da Portela, duas escolas de samba completam nesta segunda os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Elas vão disputar os pontos dos nove quesitos que terão as notas conhecidas na quarta, durante a apuração na Praça da Apoteose.
Já na madrugada de terça-feira, a Imperatriz homenageia a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano com enredo É o Amor... Que mexe com minha cabeça e me deixa assim... – Do sonho de um caipira nascem os Filhos do Brasil, que destaca diversos aspectos da história dos músicos e mistura samba com sertanejo. A outra escola é a Mangueira. Com o enredo Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá, a escola homenageará a cantora, que completou 50 anos de carreira.